BioExtratus
BioExtratus
Vou casar, e agora? Preciso planejar meu casamento!

Vou casar, e agora? Preciso planejar meu casamento!

Essa é a dúvida de muitas noivas, por onde iniciar a organização do seu casamento… Confira algumas dicas

Depois da descoberta e decisão de se casar, de primeira, a alegria toma conta de qualquer casal. Esse por sua vez, já deslumbra a festa de casamento e toda comemoração que tem direito. A vontade de realizar o casamento e fazer a festa dos sonhos é grande. Por esse motivo,  a ansiedade acaba sendo maior que a própria preparação do casamento, que claro, é algo indispensável.

É importante que o casal converse muito antes de iniciar os preparativos do casamento, compartilhando e respeitando as ideias um do outro, e as opiniões diferentes. Como os sonhos, desejos e vontades individuais. É a partir do diálogo e compreensão, que o casamento se inicia. É nessa troca, que o casal consegue chegar em uma conclusão, sem brigas ou insatisfação. Principalmente, para a escolha dos preparativos do grande dia, se forem por exemplo, realizar um festa, ou apenas a cerimônia oficial.

Por onde começar?

Comece os preparativos com pelo menos 12 meses de antecedência, assim vocês terão mais facilidade e tempo para pagar todos os fornecedores. Se organize para resolver todos os detalhes, planejamento é essencial para que vocês façam tudo com calma e tempo, não deixe acumular as tarefas deixando tudo para ultima hora, achando que 9,8,7 meses ainda é muito tempo.

Os meses voam e se deixar tudo para resolver de última hora, com certeza terão muito estresse .Crie uma pasta para guardar nela todos os orçamentos, indicações de fornecedores e contratos fechados.

Pense no Tempo

O tempo sem dúvidas, é o nosso aliado. Por isso, não se esqueça dele. Comece a pensar no assunto um bom tempo antes. Existem pessoas que acreditam que um ano é o suficiente planejar uma cerimonia. No entanto, com o mercado do casamento em ascensão, existem igrejas e clubes que já fecham com os noivos com mais de um ano de antecedência. Portanto, talvez um ano e meio seja suficiente para que você encontre tudo o que precisa, mas lembre-se que o tempo é relativo, já que depende de suas escolhas.

A Escolha da Data

Na hora do planejamento, tudo acaba dependendo da data. Todo o restante das escolhas, submete-se ao dia agendado. Se esse dia será acessível para os convidados, como também , se não cairá em algum feriado etc. Cuidado para não ser muito imediatista, as escolhas precisam “casar” com a programação do salão , e os serviços que eles oferecerão  no dia.

Cerimônia Religiosa e Casamento no Civil

Se o casal é seguidor de alguma religião, ou não frequenta nenhuma, mas mesmo assim não abre mão das bençãos de Deus no casamento, agora chegou o momento de falarmos sobre ela. A cerimonia religiosa.

Caso já frequente, vá atrás de um responsável e esclareça as dúvidas em relação ao agendamento do mesmo. Se não frequenta, não tem problema, procure alguém e se informe da possibilidade. Algumas religiões acabam não realizando o casamento fora do tempo, ou contém alguns ‘critérios’ reference ao local/ambiente. Resolva essas informações com antecedência.

Casamento Civil

Alguns casais também, optam por fazer as duas cerimônias ao mesmo tempo. A junção dos dois, é conhecida como casamento religioso com efeito civil, a qual, uma pessoa da igreja , autorizada pelo civil realiza a cerimonia. Que depois, o civil oficializa o casamento. O casal pode escolher casar-se apenas no civil, ou levar um juiz do cartório para realizar o casamento em algum outro lugar.

Vai ter Festa?

Difícil um casal não querer uma festa, porem, a condição financeira acaba pedindo um planejamento com antecedência.Caso o casal não abra mão da festa, lembre-se que a decisão demanda uma boa quantia de dinheiro. Além disso, nesta etapa chega a difícil hora de montar a lista de convidados, o que pode gerar alguns conflitos entre os noivos e até as famílias.

  • Pesquise os Buffet, escolha o mais acessível no momento;
  • Veja o preço dos serviços que irá precisar;
  • Planeja uma decoração, tanto para o salão, quanto para o lugar da cerimônia;
  • Peça descontos e procure economizar o máximo, além de saber as condições de parcelamento;

 

A Escolha dos Padrinhos

Depois de acertar algumas coisas do casamento, é hora de escolher os padrinhos (se o casal  não tiver pensado nisso ainda) .  Defina quantos padrinhos o casal pretende escolher e, capriche no convite ‘oficial’, esclarecendo o motivo da escolha e junto a isso, um certo mimo para eles. MAs,

Fotos e Filmagens

Quando tudo já tiver sido realizado, a única coisa que o casal terá,serão as recordações, lembranças , fotos e a filmagem. Escolha uma empresa especializado com eventos como esse, e que esteja de acordo com o orçamento.

Detalhes importantes

  • Não esqueça de planejar o traje dos noivos com antecedência (6 meses antes);
  • Contrate uma empresa para os convites que deverão ser entregues dois meses antes;
  • Não deixe por último os trajes dos noivinhos, e as lembranças que serão oferecidas para os pais, padrinhos e convidados;

Uma festa de casamento, requer todo um planejamento e cuidado. É muita coisa envolvida mesmo, mas não se desespere. Vai casar?

 

Muito bem, agora só falta organizar. Essas são algumas dicas que reuni para você!

No final, tudo vai dar certo.

Sobre Salete 

 Em 2010, Salete Coelho  iniciou sua carreira como assessora e cerimonialista em eventos corporativos e sociais. Hoje, com vasta experiência e conhecimento do mercado de eventos,;trabalha com uma equipe altamente capacitada, comprometida e antenada com as novas tendências do mercado. Cada evento é único e exclusivo,;e possuem muitos detalhes que precisam ser vistos e demandam muita atenção, por isso o olhar profissional e técnico da Salete Coelho é fundamental para transformar momentos de ansiedade e tensão,;que antecedem um evento tão especial, em um dia tranquilo e agradável, sem qualquer preocupação ou surpresa de última hora.

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat