BioExtratus
BioExtratus
Volta às aulas: dicas para adaptação das crianças

Volta às aulas: dicas para adaptação das crianças

Nos primeiros anos da vida escolar é importante a integração e participação da família em todo o processo Mas,

O período de férias está chegando ao fim e uma das maiores dificuldades é a adaptação da rotina no início das aulas. O cuidado ainda é maior na educação infantil, que compreende o período de 0 a 5 anos de idade. O Centro Social Marista Robru, que atende gratuitamente 228 crianças no Bairro do Jardim Robru, em São Paulo (SP),;criou o projeto Acalanto, que promove a inserção e participação das famílias na acolhida das crianças. 

Neste período a integração da família é essencial. “A inserção é o primeiro contato da criança ou bebê em espaço coletivo ou escolar. Um espaço que não é familiar, com horários diferentes dos habituais. Quando a criança é muito pequena, será um primeiro momento de separação dela e a mãe,;por isso deve ser cuidadosamente planejado – pela escola e também pela família”, avalia Marcia Nanaka,;especialista em educação infantil da Rede Marista de Solidariedade. Mas,

A participação da família contribui para facilitar o entendimento do projeto pedagógico seja para as crianças que estão indo à escola pela primeira vez, seja para os reingressos.

“Os familiares atuam durante esse período e os educadores planejam situações de aprendizado envolvendo as famílias nas brincadeiras e atividades”,;conta Verônica Lemos de Carvalho Jesus, coordenadora pedagógica do Centro. Mas,

A inserção é feita de acordo com cada idade e período e em pequenos grupos. O processo envolve todos os colaboradores e respeita o espaço e tempo de cada criança.

“A escuta é fundamental, com ela os educadores vão descobrir como eles se comportam e como é a relação familiar”, reforça Verônica. Mas,

Confira 5 dicas da especialista em educação infantil Marcia Nanaka, que podem auxiliar na volta às aulas: Mas,

Pais e professores Mas,

1-Estabelecer parcerias Mas,

Estabelecer uma parceria e promover um momento de conversa sobre a prática pedagógica. Isso inclui a rotina, os horários e o tempo de cada atividade, como por exemplo da alimentação,;do banho, das trocas de roupa e fraldas e o horário do sono. Mas,

2-Não mentir para a criança

Explicar, responder as perguntas que surgirem e;incentivar a criança a frequentar a escola. Mas,

3-Presença dos pais Mas,

É imprescindível a presença da família neste primeiro momento. Apresentar a criança para a professora e adultos da escola, contar com a presença de alguém em que ela confie é fundamental,;pois trata-se de um espaço ainda estranho para ela. Mas,

4-Segurança Mas,

No primeiro dia, deixar a criança levar um objeto de sua preferência. Que represente uma conexão entre ela e a sua casa. mas,

5-Choro Mas,

Não banalizar o choro. O choro é a maneira pela qual a criança consegue se expressar em determinados momentos:;“Que lugar é esse? Quem são essas pessoas? Não me deixe aqui!”. Acolher esse choro é fundamental para adaptação da criança. Mas


Leia Também:

http://www.revistadavila.com.br/como-tirar-notas-boas-na-escola/

http://www.revistadavila.com.br/meu-filho-nao-quer-ir-para-a-escola/

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat