BioExtratus
BioExtratus
Você já provou um ovo perfeito?

Você já provou um ovo perfeito?

Saiba como é preparado o ovo perfeito do Chef Igor Furlan, do Restaurante Amadeu, e os acompanhamentos que destacam o sabor desse prato simples e sofisticado

Um dos alimentos mais presentes na cozinha brasileira, e mundial, é o ovo. Preparado sozinho, como acompanhamento ou como ingrediente para receitas maiores, estamos falando de um item culinário extremamente versátil. Assim, não é difícil afirmar que o ingrediente facilmente se torna protagonista na cozinha, tanto amadora — com aqueles que iniciam suas aventuras pela cozinha com um ovo frito —, quanto profissional, com aplicação de técnicas que permitem como resultado, por exemplo, o ovo perfeito.

Aliás, esse é um prato que tem chamado bastante a atenção nos restaurantes de cozinha contemporânea. Mas você sabe o que define um ovo perfeito?

Quando é perfeito?

Amplamente difundido em culinárias ao redor de todo o globo, o ovo sempre chamou a atenção pela quantidade de formas de ser preparado ou inserido em diferentes pratos. Desde o café da manhã, até lanches, acompanhamentos, doces, sobremesas e pratos principais. Ainda assim, a forma de preparo — e especialmente o resultado — do ovo perfeito surpreendem pela novidade. E embora pareça simples, o preparo exige certos cuidados como a não variação da temperatura.

Você já provou um ovo perfeito?

“Para o ovo perfeito, utilizamos a técnica do sous vide, do francês, ‘à vácuo’. Cozinhamos o ovo à 64 graus por uma hora. O resultado é essa característica da gema quase com a mesma consistência da clara”, explica o chef Igor Furlan, do Restaurante Amadeu.

O ovo perfeito do Restaurante Amadeu

Ficou curioso para apreciar o sabor dessa iguaria?

Talvez replicar a receita em casa não seja uma tarefa tão fácil. Além de provavelmente não contar com o termocirculador, você vai precisar de muita paciência. Será preciso cozinhar o ovo em banho maria, se atentando ao controle da temperatura.

Então, que tal saborear essa iguaria da cozinha contemporânea no Restaurante Amadeu? Lá, a receita já caiu no gosto popular. “É uma das entradas mais pedidas”, destaca o chef. Se não bastasse, a receita vem acompanhada de uma explosão de sabores criteriosamente selecionados para exaltar o paladar: creme de cogumelos com pupunha, bacon artesanal e azeite trufado.

Tire suas próprias conclusões e responda: afinal, ele é perfeito ou não é?

Sobre o Autor

Endereço: Rua Pedro Virillo, 467 – Jd. Santiago – Indaiatuba/SP - CEP.: 13339-545 - Tel.: (19) 3875.6061

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat