BioExtratus
BioExtratus
Você já ouviu falar em Blue Zones?

Você já ouviu falar em Blue Zones?

Banner Cozinhatividade por Cheg karina Bertocco Página de potagem

No mundo foram mapeadas cinco Blue Zones ou zonas azuis. E o que é isso?

Muito se fala de saúde hoje em dia… Acredito que vivendo na era da comunicação devemos tomar alguns cuidados quando lemos matérias, reportagens e muitas vezes apenas opiniões de pessoas que nem conhecemos e que criamos uma empatia muito grande e acabamos por acreditar cegamente em suas palavras… Mas quem garante que todas essas pessoas tem informações precisas e corretas sobre tudo? Como disse, muitas vezes são apenas opiniões… Então fiquem espertos quando se fala sobre saúde… Existe uma longa distância em ser saudável e ser fitness, seguir a risca uma dieta maluca para um corpo “perfeito” ou levar um estilo de vida pleno e equilibrado…

Apenas 10% da nossa saúde está relacionado a fatores genéticos… Os outros 90% estão relacionados ao estilo de vida que temos e ao ambiente no qual vivemos.

Sempre prefiro acreditar em pessoas que transmitem por dentro e por fora o que “vendem”! Por isso dificilmente acreditaria em um cardiologista fumante ou em um nutricionista bombado que tentam vender saúde!  Sem sombra de dúvidas  acredito em profissionais que transmitem a importância de ingerir saúde através da alimentação e não através de pílulas mágicas… Profissionais dessa área e que não fazem idéia de como fazer um ovo mexido, não tem muita credibilidade comigo. E por falar em opinião, vou dar a minha: Acho que culinária deveria começar a ser aprendida desde a escola. Porque como disse, na MINHA OPINIÃO, saber cozinhar é um ato de independência, sobrevivência e respeito por si próprio.

Então vamos ao que interessa… Blue Zones… Lugares onde as pessoas vivem muito e o mais importante, vivem com qualidade de vida. Vivem a vida até mais de 100 anos exalando saúde e bem estar! São 5 regiões mapeadas até hoje, e o mais interessante é que são regiões muito distantes umas das outras! Com culturas muito diferentes, porém com algumas coisas em comum.

Você já ouviu falar em Blue Sones Matéria Cozinhatividade por Chef Karina Bertocco

Essas pessoas não seguem dieta, não vão na academia, não são atletas e não tomam suplementos.

Aliás costumam ter aversão a medicamentos. Tem uma vida ativa, os exercícios diários estão embutidos no seu estilo de vida. O ar que respiram nesses locais é limpo… Cultivam seus alimentos, costumam ter jardins e hortas em casa e cuidam com todo carinho com as próprias mãos. Costumam andar muito a pé, tem uma alimentação quase 100% vegetariana baseada em tudo o que a terra oferece. Muitos legumes, verduras, oleaginosas e frutas. Tem uma vida social muito ativa, sempre com a família muito próxima e também muitos amigos.

Praticam atividades culturais, viagens, e aposentadoria não é uma palavra muito comum. Em uma das regiões, no caso a Sardenha na Itália se consome vinho tinto, no caso os produzidos na região. Proteína de fonte animal é praticamente nula, e quando tem, normalmente vem de queijos e leite de cabra ou mesmo os ovos. Raríssimas vezes consomem carne, e quando consomem é carne de peixes pescados nas regiões, de frango cultivado no quintal de casa; bem diferente dos que costumamos encontrar nos mercados que vem recheados de sódio, antibióticos e hormônios.  

Portanto, para eles o ditados de comer feito um rei no café da manhã, comer feito um príncipe no almoço e como um miserável no jantar funciona. Alem de terem algumas táticas nas horas das refeições. Normalmente montam os pratos na cozinha e comem em outro cômodo da casa, assim não tem tanta facilidade para comer mais e mais. E outra coisa, usam pratos menores do que estamos acostumados, como pratos de sobremesa para terem uma refeição. E sempre param de comer quando seu estomago está 80% cheio. Porque depois de aproximadamente 30 minutos a sensação de saciedade chega e eles não passam por aquela situação muito ruim de estomago cheio.

Essas regiões são:

Loma – Estados Unidos

Loma linda no estado da Califórnia, nos Estados Unidos: uma cidade com uma grande concentração de religiosos adventistas que seguem uma dieta vegetariana… Tem uma intensa vida social, tiram um dia da semana , normalmente o sábado, para orar e valorizar o  que tem valor… e não preço…

Em documentários é possível ver o caso de um senhor de 96 anos de idade construindo uma cerca sozinho ao redor da casa, por quatro dias consecutivos ele terminou a cerca e aí foi para o hospital fazer uma cirurgia do coração. Porém, nesse caso, o paciente não era ele. Esse senhor é exatamente o médico cardiologista que estava operando com todos os seus 96 anos e com muita saúde e firmeza nas mãos. Também nesse mesmo documentário é possível ver uma senhora de mais de 90 anos dirigindo seu lindo Cadilac por Loma Linda!

Península de Nicoya – Costa Rica

Uma outra região chamada Península de Nicoya, na Costa Rica, lugar paradisíaco em que as pessoas se movem naturalmente, a alimentação é praticamente toda plant based e o ar é muito limpo.  Portanto, é o local com a maior concentração de pessoas que passam tranquilamente dos 100 anos. A Costa Rica como um todo tem a menor taxa de mortalidade de meia idade do mundo. Os Costa Riquenhos costumam ter hábitos alimentares muito saudáveis. Consomem muitas frutas, legumes, verduras e grãos. Por ser um país muito rico naturalmente, adquirem esses alimentos muito frescos.

Sardenha – Itália

A Sardenha na Itália, por sua vez,é o local onde se vê poucos carros, os meios de locomoção costumam ser bicicletas ou as próprias pernas. Tem 90% da alimentação mediterrânea plant based, pouquíssima proteína animal e quando consomem normalmente são queijos feitos com leite de cabra. Contudo, tem hábitos de tomar vinhos produzidos ao redor da ilha. Também usam azeite extra virgem em quase tudo também! Na Sardenha os idosos são pessoas admiradas e muito respeitadas. São sempre muito bem cuidados por toda a família e pelos amigos. Costumam ter uma vida muito ativa, o que os fazem se sentir úteis e a sempre praticar atividades que estimulam seu raciocínio e sua condição física. Nos documentários é possível ver senhores de muita idade cortando lenha, andando de bicicleta, trabalhando, tocando piano…   

Ikaria – Grécia

Ikaria Grécia, por sua vez, lugar onde praticamente não existe doença do coração e nem demência. Seguem uma alimentação mediterrânea praticamente vegetariana, também usam muito azeite extra virgem. Tem uma vida social muito ativa, quando se reúnem com amigos e familiares tem hábitos de dançar, e também praticam atividades diariamente onde é necessário se movimentar. Tem um caso curioso de um senhor grego, que morava em Nova York e foi diagnosticado com câncer terminal. E assim ele resolveu voltar para a Grécia para esperar sua hora no local onde tinha nascido. Mudou naturalmente seu estilo de vida e já se passaram 36 anos e não encontram mais o tumor e esse senhor está cheio de vida curtindo seus dias nesse paraíso.

Okinawa – Japão

Outro local chamado Okinawa que fica no Japão, as Mulheres vivem muito, existe uma porcentagem muito pequena de doenças muito comuns em outro lugares do mundo como cânceres, doenças cardíacas e diabetes. A alimentação também é vegetariana, consomem muito tofu, mas com uma qualidade muito superior ao que encontramos por aqui nos mercados, praticam meditação.

Contudo, tem muita convivência social e os idosos também são muito respeitados e cuidados por todos. POrtanto, participam de comunidades de amigos onde se dividem problemas e alegrias. Aliás tem muitos amigos e uma vida muito ativa…. Nessa cidade as pessoas seguem um ditado a risca… “Ikigai” que significa “Qual o motivo que você se levanta todos os dias?” Alguns documentários mostram senhores de quase 100 anos saindo para pescar… ou indo ensinar artes marciais. Mulheres cuidando tranquilamente de tataranetos também é comum. Vivem muito, mas com muita qualidade de vida.

E aí? Se interessou por esses locais e estilo de vida?

Sobre o Autor

Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat