BioExtratus
BioExtratus
Violino no Hip Hop? Pode sim!

Violino no Hip Hop? Pode sim!

Embora a presença do violino em diferentes gêneros musicais não seja uma novidade para quem aprecia o instrumento, é algo pouco pensado pelo grande público, que geralmente associa o instrumento à música ao universo da música erudita.

Diversos fatores podem estar contribuindo para que a imagem do violino continue fortemente vinculada à música erudita, porém, é válido pensar que o violino é um instrumento melódico bastante versátil, e que reduzir sua atuação à música de orquestra é um “grande desperdício“, além de não ser um fato, dado a ampla utilização deste instrumento em diversos gêneros musicais há anos!

Violino no Hip Hop? Pode sim!

Como parte integrante da família dos instrumentos musicais de cordas friccionadas, ou seja, instrumentos que produzem som por meio do atrito entre um material e a corda, no caso do violino o arco e a corda, este instrumento pode produzir sons que se enquadram muito bem nos temas de Hip Hop, tanto pelo som metalizado produzido pelas cordas sintéticas atualmente utilizadas pela maioria dos músicos, quanto pela infinidade de técnicas de execução que podem ser aplicadas na temática do Hip Hop.

Abaixo alguns artistas que aplicam o violino a este contexto e à outros estilos musicais:


Leia mais:

 Coluna CriativHarmos: A Melodia Está Morrendo

 Coluna CriativHarmos: Baterista ou Malabarista?


Lindsey Stirling

É uma violinista, dançarina, cantora e compositora. Participou em 2010 na quinta temporada do programa ‘America’s Got Talent’, o entusiasmo da violinista ao tocar é simplesmente fantástico. Vale a pena conferir!

Miri Ben-Ari

É uma violinista israelense-americana que vive em Nova Jersey. Seu álbum mais conhecido se chama “Hip Hop Violinist“, é simplesmente espectacular!

David Garrett

É um violinista teuto-americano. Aos treze anos, Garrett se tornou o artista mais jovem a ter um contrato de exclusividade com a gravadora Deutsche Grammophon e, mesmo nesta idade já prenunciava sua habilidade. Seu álbum mais conhecido é denominado “Virtuoso“, e foi lançado em 2007. Vale a pena conferir a execução da música “Viva La Vida“, interpretada por Garrett em 2013!

Lyarah Live

É uma violinista brasileira com uma habilidade incrível!!! É conhecida pelo cover das músicas da Anitta e Ariana Grande, artistas das quais ela é uma grande fã. Seu canal no YouTube está repleto de boas apresentações no gênero pop!

Violino no Hip Hop? Pode sim!

Existem diversos artistas do violino que se dedicam à música pop, demonstrando a versatilidade de aplicações desse instrumento! Aprecie sem moderação, porque violino no Hip Hop e em diferentes gêneros musicais, pode sim!

Sobre o colunista:

Professor de violino do Centro Musical Harmos, Marcos Silva já está no meio musical há 12 anos. Marcos iniciou os estudos como autodidata através do violão e guitarra. Seus estudos formais se iniciaram com os professores Andrelino J. da Silva e Rodrigo Ribeiro. Ao longo do tempo, Marcos começou a demonstrar grande interesse pelo violino, o que o levou aos professores Fernando Baumgartner, Felipe Oliveira e Alfredo Rezende. Marcos conta com participações em oficinas desde 2014, participação em orquestras (incluindo a Orquestra Jovem de Indaiatuba),  e em Masterclass.

 

 

 

 


Continue lendo:

 Qual o tema preferido das crianças?

 PerSici – Cuidados em Estética

 SustenTalks:chefs de cozinha,músicos,educadores


 

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat