BioExtratus
BioExtratus
Unhas quebradiças: e agora, o que fazer?

Unhas quebradiças: e agora, o que fazer?

Suas unhas têm quebrado demais e você não sabe o que fazer? Acalme-se —  separamos algumas dicas de como acabar com esse problema

Você mal encosta suas unhas em algo e pronto: elas se quebram. Seja nos cantinhos ou no meio, as pontinhas dos seus dedos estão sempre irregulares. Nos pés ou nas mãos, saiba que unhas quebradas a todo momento podem ser um sinal maior do que você imagina.

Muito mais do que apenas azar, a saúde de suas unhas pode estar diretamente relacionada à do seu organismo. Como? Confira no texto a seguir.

Unhas quebradiças? É bom tomar cuidado

Unhas que se quebram com certa frequência merecem a devida atenção. Diversos fatores podem estar causando esses acidentes: desde descuido até agressões externas como a constante exposição a produtos químicos como detergentes e desinfetantes, ou mesmo a água. Roer as unhas, é claro, também é um péssimo hábito para quem deseja unhas bonitas.

Mas, se você passa longe dessas práticas e ainda assim tem unhas que se quebram facilmente, saiba que as causas podem estar relacionadas ao seu organismo e saúde.

Descalcificação

Por conta da baixa ingestão, ou algum problema na absorção do cálcio, quando o organismo não retém as quantidades necessárias, os problemas com as unhas podem aparecer.

Além da ingestão de alimentos ricos em cálcio como leite, sardinha, espinafre e brócolis, também podem ser usadas bases e fortalecedores. As primeiras, evitam a absorção de ingredientes químicos dos esmaltes danosos às unhas; os segundos atuam no fortalecimento delas e contam com cálcio e vitaminas.

Doenças

Outra causa para unhas quebradiças pode ser sua saúde. Sim: doenças como má circulação, hipotireoidismo e anemia tendem a manifestar nas pontas dos dedos um de seus sintomas.

Unhas quebradiças: e agora, o que fazer?

Má alimentação

A ausência de certos nutrientes e vitaminas em sua dieta também pode ter relação direta com suas unhas quebradas. Além do já citado cálcio, há necessidade de ingestão de vitaminas A e B, bem como de ferro, proteínas e zinco. A falta deles pode enfraquecer as unhas, bem como deixar seu aspecto amarelado e afetar o crescimento.

Então, invista em uma dieta rica em carnes, soja e verduras — especialmente as folhas.

Fortaleça suas unhas

Além de todos os cuidados anteriores, a escolha de bons produtos para suas unhas é fundamental, bem como procurar profissionais capacitados para cuidar das suas mãos e pés. É o que recomenda o especialista Tiago Costa que atua há vários anos no mercado e conta com um equipe sempre atenta à saúde das unhas.

Tiago também recomenda outros cuidados básicos para que as unhas mantenham a integridade preservada: não usá-las como ferramentas (para abrir latas, parafusos, etc); sempre que possível, lavar a louça usando luvas de borracha; e, se notar que ainda assim as unhas continuam se quebrando, procure cortá-las mais rentes às pontas dos dedos.

Dicas emergenciais para unhas quebradas

Imagine a seguinte cena: você já está preparada para sair de casa em direção àquela festa. Sua roupa, cabelos e adereços estão perfeitos. Mas, ao ao encarar a rua, uma unha sua quebra. Bem no cantinho: e além de enroscar, está dolorida. E agora, o que fazer?

Bom, há algumas medidas que podem ser tomadas a fim de disfarçar o estrago feito — desde que você não tenha em mãos a possibilidade de usar unhas postiças.

Uma alternativa à qual você pode recorrer é usar um pequeno pedaço de papel higiênico no local quebrado. O que você não pode se esquecer é de usar cola para unha postiça para fixá-lo. Depois, aplique o esmalte de sua preferência, espere secar e lixe para que o remendo fique na mesma altura do restante.

O que pode ser feito também é lixar o restante da unha para que se adeque ao pedaço quebrado. É claro que essa possibilidade depende do tamanho do estrago. Além disso, também existe a possibilidade da unha ficar torta, o que não é muito agradável.

Agora que você já sabe como evitar que suas unhas fiquem tão frágeis, pode se acalmar. Trate de colocar as dicas acima em prática e mantenha seu look perfeito por muito mais tempo. Tudo isso, literalmente, na ponta dos seus dedos.

Sobre o Autor

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat