BioExtratus
BioExtratus
TED Ed: novidade no Yázigi Indaiatuba

TED Ed: novidade no Yázigi Indaiatuba

Conheça o TED Ed, um clube de ideias, que numa iniciativa do Yázigi Indaiatuba fará parte do currículo dos estudantes de nível B2 acima a partir de 2019

Há alguns anos, os TED Talks, vídeos com palestras de curta e média duração, têm tomado conta da internet. Compartilhados em diversas redes sociais, com milhões de acessos, eles tratam de diversos temas; desde tecnologia, passando por saúde, até textos mais cômicos.

O fenômeno foi tão grande que a iniciativa ganhou sua relevância também para os jovens em idade escolar, já que muitas vezes trata de assuntos importantes numa linguagem mais acessível.

Com o objetivo de encorajar a expressão de seus alunos, o Yázigi Indaiatuba adotou o TED Ed como parte do seu currículo extra em 2017. Assim, prestes a entrar em 2019, anuncia que a modalidade passará a integrar o currículo.

Mas, o que exatamente é o Ted Ed? Em que ele pode contribuir com os estudantes? Confira a seguir.

O que é o TED Ed?

O TED foi criado em 1984 com o objetivo de transmitir conhecimentos específicos por meio de palestras acessíveis ao grande público. Desde então foram realizadas diversas palestras sobre os mais variados temas — embora TED seja um acrônimo para “Technology, Entertainment e Design” que, em português, quer dizer “Tecnologia, Entretenimento e Planejamento”.

Como o evento era realizado exclusivamente nos EUA, surgiu a necessidade de se expandir para outros idiomas. Assim nasceu o TEDx, motivando a organização de eventos independentes, em qualquer parte do globo, com o mesmo objetivo da TED.

O movimento continuou evoluindo e se tornando ainda mais abrangente, o que fez com que uma nova vertente fosse criada: o TED Ed. Nesse caso, o público alvo principal são os jovens estudantes. Mais especificamente, a categoria visa contemplar o jovem dentro de seu ambiente escolar. Desta forma, transformando seminários em sala de aula em eventos de alcance mundial, por meio da internet. Além da sala de aula, existem outras maneiras de participar dessa iniciativa: em um clube, num ambiente fora da escola; como parte de outro programa associado ao TED; e como aluno, individualmente.

TED Ed: novidade no Yázigi Indaiatuba

Em 2018, o movimento ganhou expressão também no Brasil, com a permissão de Clubes da língua portuguesa. Assim, foi possível que escolas regulares (públicas e particulares) incluíssem o programa em suas atividades extras.

A novidade chegou a Indaiatuba através de Lucimara Andriani, também Embaixadora do Clube Ted Ed na região. Inclusive, ela prontamente convidou escolas da cidade a participarem da iniciativa. Os Colégios Meta, Candelária e Objetivo já possibilitaram aos seus alunos essa experiência, formando, inclusive, Educadores Ted Ed.

TED Ed no Yázigi: uma iniciativa da unidade Indaiatuba

Buscando trazer para o ambiente escolar o que há de mais moderno, a escola de  línguas Yázigi Indaiatuba inovou. Dessa forma, vai incluir em seu currículo pedagógico o Ted Ed Club. “O TED Ed já faz parte do Yázigi desde 2017. Até agora, era oferecido como atividade extra para alunos a partir do nível B2. Em 2019, o Ted Ed Club vai incrementar o curso e efetivamente comprovará os objetivos linguísticos alcançados, permitindo que jovens, e principalmente adultos,  interajam em outro idioma através de algo inovador como um ‘talk’”, explica Lucimara, que também é proprietária da unidade de Indaiatuba do Yázigi. “Ele tem como objetivo empoderar nossos alunos para expressão de suas ideias, através de um clube, no qual o foco é construir pensamento crítico e contribuir para construção de sua identidade pessoal, promover autoconhecimento e concretizar a realização de utilizar o idioma de forma autêntica e real”, continua.

A iniciativa pioneira fez, inclusive, com que a ideia se espalhasse. Assim, inspirando e replicando a proposta a outras unidades Yázigi do país.

Estar antenado às principais tendências, visando trazê-las para o meio acadêmico, é um sinal de preocupação com o bem estar do aluno. Então não há muito mais o que ser dito aqui. O conhecimento não pode ficar parado no tempo. Portanto, não fique também e corra atrás de ampliar o seu!

Sobre o Autor

Pioneirismo é a marca registrada do YÁZIGI em mais de seis décadas de história. As aulas são dinâmicas e baseadas em assuntos do dia a dia. Desta forma, centenas de milhares de alunos conseguem aprender mais rápido associando o idioma a situações do cotidiano. O principal objetivo é fazer o aluno pensar, interpretar e falar em outra língua sem notar que está aprendendo. Passeios ecológicos, festas e projetos culturais fazem parte do aprendizado.

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat