BioExtratus
BioExtratus
Sugestões de esportes infantis para os pequenos

Sugestões de esportes infantis para os pequenos

Esportividade Nossa mostra os benefícios dos esportes infantis

*Por Jaciara Cruz

Olá meus queridos leitores, como vão as atividades esportivas na casa de vocês? Encontrei pelos polos esportivos de Indaiatuba, esportes infantis para nossas crianças. Muitos não sabem, mas a nossa cidade é cheia de atletas mirins medalhistas!

Sempre que falamos de esporte infantil destacam-se modalidades como: Futsal, Ballet e Natação. Temos disponíveis em Indaiatuba  diversas opções espalhada pela cidade. Por exemplo: Basquete, Cross Fit, Tênis, Capoeira, Karatê, Voleibol, Recreação Esportiva , Judô, Jiu Jitsu, Basebol e Kung Fu.

País do esporte

Por isso reforçamos a frase: “O Brasil é o país do esporte”. Imagine só no seu tempo livre, admirar seu garoto praticando algo com vontade, dando o melhor de si naquilo. Gastando energias para receber em troca saúde, até mesmo medalhas.

É uma excelente opção atrelada ao tempo livre que resta após os estudos, sou a favor da educação esportiva, assim vemos nossas crianças envolvidas com algo que só tende a crescer no país.

Alguns pais têm receio em inserir seu filho (a) na atividade esportiva, busquei então opinião na psicologia para tranquilizar e esclarecer o emocional de vocês.

O esporte na infância pode ser prejudicial?

É importante que pais, professores e educadores físicos estejam sempre atentos ao tipo de esporte que as crianças praticam. O esporte praticado deve ser adequado à idade, ao peso, ao sexo e ao tamanho de cada criança. Para evitar que haja qualquer tipo de sobrecarga ou prejuízo no desenvolvimento, é importante que toda prática esportiva na infância seja precedida de uma análise das condições físicas de cada criança. Para procurar o esporte mais adequado às suas condições musculares, ósseas, respiratórias e cardíacas.

Outro aspecto importante é a variedade. Como a criança tem energia e curiosidade, é importante explorar mais de um esporte, não apenas para que ela tenha contato com diferentes regras e organizações da atividade física, mas para proteger o corpo de repetições que possam ser prejudiciais ao desenvolvimento.

Deve-se destacar também a importância do papel da família no desenvolvimento da relação da criança com o esporte. É sempre importante lembrar que não há benefícios nas exigências e cobranças exageradas dos pais em relação ao rendimento.

Existe idade ideal para começar a prática esportiva?

Muitos autores defendem que a atividade esportiva deva começar a partir dos seis anos, mas isso não impede que antes desse momento a criança faça atividades físicas. A idade pré-escolar é a mais indicada, justamente porque é um momento em que o desenvolvimento físico e a socialização estão despontando.

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat