BioExtratus
BioExtratus
Saiba mais sobre o Foie Gras

Saiba mais sobre o Foie Gras

Uma iguaria francesa tão saborosa quanto polêmica!

O Foie gras está entre as principais iguarias francesas, considerado por muitos um símbolo do país, e que é tão polêmico quanto saboroso. De textura incrível e sabor único, o foie gras que significa “fígado gordo”, é nada menos do que o fígado do pato sob um efeito de intensa alimentação dos animais, que fará um fígado muito maior e mais saboroso.

A prática de produção desta iguaria começou a pelo menos cinco mil anos no Egito antigo, e ganhou toda a Europa com a expansão do império romano.Gansos e patos ao migrarem, passam por uma engorda natural durante o inverno, armazenando gordura. Ou seja, isso é um processo natural que foi descoberto pelos egípcios, e que depois passou a ser feito manualmente, podendo assim ter foie gras o ano todo.

Origem

Apesar de ser um produto descoberto pelos povos egípcios,;foi à França a grande propulsora do foie gras, e hoje engloba 80% da produção do mundo. Apesar de ser um produto muito interessante e popular,;é também dono de uma polêmica forma de produção, que é a alimentação forçada dos animais.

Polêmica

Nos últimos anos, o foie gras vem sofrendo duras criticas e proibições em diversos países do mundo. Para tentar diminuir essa desaprovação, algumas pesquisas mostraram nos últimos anos que a engorda feito dentro dos padrões indicados, não faz mal ao animal, por não ter sido encontrado hormônios de estresse.

Deixando a polêmica de lado, o foi gras se destaca pela incrível textura, sabor marcante, e a versatilidade. Pode ser preparado de diversas maneiras, servido como entrada, consumido quente ou frio, ou até mesmo como patê. Combina muito bem com carnes, e principalmente com um bom vinho.

Conheça a história do Amadeu Restaurante

Quando a família Furlan chegou à Indaiatuba, trouxe consigo uma tradição. Imigrantes italianos, logo lançaram-se à agricultura, transformando a região em enormes cafezais. Pedro Virillo, que deu nome à rua do restaurante, inaugurou esta pequena história particular, da qual faz parte o Sr. Amadeu. Ele foi o primeiro proprietário deste sítio, comprado em 1945 e inspirou sua família neste empreendimento,;que resgata e renova suas tradições em cada prato de seu peculiar cardápio, cheio de boas lembranças e inovações.

Sobre o Chef Igor Furlan

O Chef Igor Furlan, idealizador do restaurante e neto do “Sr. Amadeu”, formou-se em hotelaria com especialização em gastronomia. Com passagem por renomados restaurantes da capital paulista e cursos no exterior,;retornou a Indaiatuba para transformar em novos sabores sua rica vivência na gastronomia mundial.

 

Postar fonte : https://goo.gl/0WuZ16

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat