BioExtratus
BioExtratus
Linho: o tecido queridinho para o Verão 2019

Linho: o tecido queridinho para o Verão 2019

Conheça um pouco mais sobre as roupas de linho, o tecido tendência para 2019, além dos cuidados especiais que ele exige para conservação

Que as roupas de linho serão uma grande tendência para a moda no Verão 2019, já sabemos. Mas será que estamos preparados para conviver com esse tecido tão tradicional na moda?

Para isso, preparamos um guia completo sobre o linho: desde onde ele é extraído, até seu produto final. E claro, damos algumas dicas dos cuidados na sua conservação.

De onde vem o linho?

Linho: o tecido queridinho para o Verão 2019

O linho é uma fibra de origem 100% vegetal, extraída de uma planta de mesmo nome (dessa planta, aliás, também é extraída a conhecida linhaça).

Seu cultivo é muito antigo na humanidade, assim como os tecidos dessa origem. Pesquisadores descobriram uma peça egípcia confeccionada em linho que tem mais de 5 mil anos de idade. A vestimenta, inclusive, é considerada a peça de roupa mais antiga já descoberta pela humanidade.

Em se falando em antiguidade, também para efeito de curiosidade, o Santo Sudário — tecido que teria envolto o corpo de Jesus após a crucificação e que se encontra na cidade italiana de Turim — é feito em linho.

O que aprendemos com essas informações? Bem, parece que durabilidade não é um problema para as peças feitas com essa fibra. Confira outras características:

  • Resistente às sujeiras e manchas;
  • Resistente às traças;
  • Não estica;
  • Menos propenso a se agarrar à pele, por ser mais grosso;
  • Macio;
  • Tende a manter a cor e aparência original por mais tempo;
  • O tecido é considerado sustentável (além das fibras utilizadas para produção do tecido, todo restante da planta tem utilidade para fins diversos).

A moda em linho

O linho é um tecido que tem a cara da primavera e especialmente do verão. Confortável e leve, outro motivo que leva as roupas em linho a serem tão usadas é sua versatilidade. Ao mesmo tempo em que podem ser usadas em situações mais casuais, o linho tem em si aquele toque de elegância que cai muito bem em looks mais formais.

Acessórios

Além das versões em linho das peças coringa no seu guarda-roupas, que tal dar uma chance para os acessórios feitos com esse tecido?

As alpargatas são uma opção extremamente leve e confortável de calçados para os dias quentes. São despojadas e caem muito bem para um passeio, ou mesmo aquela visitinha descontraída aos amigos.

As bolsas e carteiras feitas em linho também estão em alta. Leves e resistentes, podem contribuir na composição de seu look, combinando cores com suas peças de roupa.

Cuidados na conservação

Apesar das vantagens, o linho é um tecido que exige certos cuidados para manter seu aspecto original. Além disso, ele amassa e fica com marcas muito facilmente. Confira algumas dicas para ajudar na conservação de suas roupas.

Lavagem

Siga sempre as instruções de lavagem da etiqueta da peça de roupa. Isso porque cada peça tem sua particularidade — algumas podem ser lavadas na máquina, outras devem ser lavadas à mão, por exemplo.

Mas, de modo geral, a primeira recomendação é separar as peças por suas cores. Brancas, coloridas, cores claras e escuras. Outra boa dica é lavar as peças mais escuras sempre ao avesso — isso ajuda a manter a cor por mais tempo.

Para as peças em linho, procure utilizar sabão líquido e os ciclos mais delicados de lavagem sempre com a quantidade de água alta.

Na hora de secar, dê preferência por locais com sombra. A exposição direta ao sol tende a agredir as cores. Além disso, evite o uso de prendedores — eles costumam marcar as roupas de linho.

Armazenamento

Linho: o tecido queridinho para o Verão 2019

As peças em linho devem ser engomadas, uma vez que elas criam vincos com muita facilidade. E, para isso, o tecido deve estar ao avesso quando for usado o ferro de engomar.

Mantenha as peças guardadas em um roupeiro fresco e bem arejado. Também é interessante usar óleos com limão, cedro ou lavanda: eles evitam as traças e mantém as roupas perfumadas.

Portanto, atente-se às dicas e escolha seu queridinho de linho para essa temporada. Assim como o linho, o sucesso do seu visual vai durar por muito tempo!

Sobre o Autor

Endereço: Avenida Vargas, 1055 - Indaiatuba/SP - CEP.: 13339-120 - Telefone: (19) 3318.4542

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat