BioExtratus
BioExtratus
Respeito às diferenças é tema de livro para crianças

Respeito às diferenças é tema de livro para crianças

Professora e aluna (egressa) do curso de Psicologia da Univali são autoras da obra

Itajaí – As coisas podem ser vistas de diversas maneiras, não existe alguém melhor ou pior em tudo, há sim áreas de conhecimento distintas que não se excluem, podem e devem se complementar. Parece simples entender essas premissas? Sim! Mas, como fazer com que as crianças compreendam que as pessoas são diferentes e que isso é positivo? Esta é a proposta do livro “O Sol Brilha para Todos: Gosto não se discute, se respeita”, de autoria da professora Camilla Volpato Broering e da alumna (egressa) Fernanda Selli Nunes, do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A obra foi lançada pela Juruá Editora, nesta semana,;com foco no público infantil, para ser utilizada por terapeutas a partir das abordagens cognitivo comportamental e colaborativa dialógica,;que se baseiam na ideia de que cada pessoa é a maior especialista em si mesma. As práticas consideram que as pessoas se diferem umas das outras por viverem experiências diferentes,;porém, ao mesmo tempo, o relacionamento entre elas é fundamental para o conhecimento, a moralidade e as emoções. As autoras do livro defendem que para se viver em comunidade, de forma saudável, o respeito é o ingrediente mais importante – por si e pelo outro.


Leia mais:

Lição de casa também é assunto para os pais

Espanhóis x Portugueses: espanhol fluente se torna diferencial com fortalecimento de empresas latino-americanas


Para a psicoterapia cognitivo comportamental, os pensamentos influenciam os comportamentos. “Se os pensamentos podem ser alterados e monitorados, o comportamento desejado também pode ser influenciado. Queremos que o livro ajude as crianças a encararem as diferenças como oportunidades para conhecerem diversas maneiras de ser, respeitá-las e,;quem sabe, até alterar os pensamentos”, afirma a professora Camila.

A psicóloga Fernanda explica que é no respeito que a terapia colaborativa dialógica ocorre. Nesta técnica,;o terapeuta assume uma postura de aprendiz diante da vida do cliente,;abrindo mão de alguns conhecimentos prévios para visualizar a forma como os clientes constroem o mundo. Juntos, terapeuta e paciente constroem conhecimentos por meio do diálogo, gerando transformação mútua, norteados pelo respeito, a curiosidade genuína e a simetria.

O livro conta com ilustrações de Ramon Murilo da Silva e está à venda a R$29,90, no site da editora.

Respeito às diferenças é tema de livro para crianças

Sobre as autoras

Fernanda Selli Nunes é psicóloga graduada na Univali e terapeuta colaborativa dialógica pelo Instituto Movimento. Possui experiência em atendimentos individuais com crianças,;jovens e adultos, e terapia de grupo, ambos pautados nos princípios das práticas colaborativas e dialógicas.

Camilla Volpato Broering também é formada em Psicologia pela Univali,;mestre e doutora em Psicologia da Saúde, Processos Psicossociais e Desenvolvimento Psicológico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora do curso de Psicologia da Univali e atua como psicóloga clínica. Tem experiência na área de intervenções cognitivo-comportamentais com crianças, adolescentes e adultos.

Mais informações: (47) 3341-7542, na coordenação do curso de Psicologia da Univali | (47) 99991-2932, com a professora Camilla Volpato Broering | (47) 99602-4978, com a alumna Fernanda Selli Nunes.


Confira também:

Ciência, tecnologia, saúde e muito mais: o Festival Internacional Pint Of Science

Topázio Cinemas exibe o filme “Três Faces” no Cineclube Indaiatuba


 

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat