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Conheça três marcas que tiveram sucesso ao renovar a identidade visual

Conheça três marcas que tiveram sucesso ao renovar a identidade visual

Reformulação pode ser necessária para adequar imagem aos novos objetivos da empresa

Você sabia que uma das formas de destacar a sua marca entre a concorrência é por meio da identidade visual? Isso porque ela faz parte dos componentes que tornam a sua empresa única e especial; como se fosse a personalidade do seu negócio. Muitas marcas, por exemplo, são lembradas até hoje por causa dos seus logos memoráveis. Outras, no entanto, precisaram redesenhar a sua identidade visual para adequar a nova imagem ao crescimento da empresa.

Reformular também faz parte da estratégia e para que você possa se inspirar, a Ploti Comunicação Visual selecionou três empresas que se renovaram e obtiveram sucesso com a mudança.

Starbucks

Em 2011, quando celebrava os seus 40 anos, a franquia de cafés renovou pela terceira vez a sua identidade visual. Na época, a empresa passava por uma crise, o que resultou em uma queda no número de vendas.

Era hora de investir em novos produtos, como canecas, camisetas e sorvetes. Para isso, a Starbucks  decidiu retirar a palavra coffee (café) do logo, mantendo apenas a sereia com duas caudas.

Site, embalagens e toda a comunicação foram alterados. O resultado disso foi um aumento progressivo no número de vendas, expansão de mercado e o posicionamento da marca Starbucks como umas das mais lembradas no segmento de cafeterias.

Natura

Por volta dos anos 2000, a marca brasileira decidiu que queria investir em pesquisa e desenvolvimento, no mercado exterior e no e-commerce. Para isso, a empresa fez algumas pesquisas com colaboradores, consultores e consumidores que relataram que a imagem da Natura ideal deveria ser elegante, ativa e atualizada. O problema é que o logo antigo transmitia justamente o inverso,;pois o traço pesado passava a mensagem de algo estático e tradicional.

Então, para começar com o plano de expansão dos negócios, a Natura decidiu reformular a identidade visual com um logo com mais movimento, clareza e leveza.

Pabst Blue Ribbon

A bebida não é tão conhecida no Brasil, mas a sua transformação merece destaque. Até pouco tempo atrás, a Pabst Blue Ribbon, cerveja americana, era sinônimo de bebida barata para se tomar  depois de um longo dia de trabalho.

Ao ser lançada na China, a identidade visual foi totalmente repaginada: tanto a embalagem quanto o logo ficaram mais sofisticados.

A reformulação colocou a Pabst Blue Ribbon no posto das cervejas mais caras vendidas na China. Para se ter uma ideia, se nos Estados Unidos elas eram vendidas por no máximo US$ 2, na China o seu preço mínimo é de US$ 44!

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