BioExtratus
BioExtratus
Receitas com cerveja: do acompanhamento ao protagonismo
Receitas com cerveja: do acompanhamento ao protagonismo

Receitas com cerveja: do acompanhamento ao protagonismo

Quando a cerveja deixa de ser apenas um item de harmonização para dar aquele sabor especial ao prato principal

A cerveja é uma preferência nacional, quanto à isso ninguém tem muitas dúvidas. Seja no happy hour com os amigos ou casa com a família, por muito tempo no Brasil a bebida esteve atrelada apenas ao consumo com churrasco e petiscos. Mas, os amantes da boa cozinha sabem que além de harmonizar com os mais variados sabores, a cerveja é, em muitos casos, ingrediente indispensável na receita. Assim, hoje você vai saber como as receitas com cerveja surgiram e se popularizaram. Assim, para atiçar ainda mais o seu paladar, o chef Igor Furlan traz a sugestão do Amadeu Restaurante para ninguém botar defeito! É de dar água na boca. Duvida?

Cerveja e culinária: como tudo começou

A cerveja e a gastronomia caminham lado a lado já faz algum tempo. Acredita-se que desde a Idade Média a bebida era comumente utilizada no preparo de diversas receitas, uma prática bem difundida especialmente na Inglaterra. Como não poderia deixar de ser, o uso da cerveja em conjunto com a culinária era muito forte também na Bélgica e Alemanha, grandes produtores da bebida.

Formalmente, datam de 1430 as primeiras receitas envolvendo cerveja em seu preparo. Ao menos assim consta no livro de receitas Liber Cure Cocorum, de autoria de Richard Moris. Naquela época, a cerveja não adquiria o status de protagonismo nos pratos, mas era geralmente adicionada no preparo de massas, ou usada como base líquida e molhos. Contudo, foi só a partir do século passado, graças à culinária belga, que a bebida passou a ser utilizada como ingrediente de fato no preparo de diversas receitas.

Conheça algumas receitas com cerveja

As receitas mais tradicionais feitas com cerveja costumam envolver aves. Assim, a mais comum, e relativamente simples de preparar, talvez seja o frango com cerveja.

Mas, as sugestões não param por aí, e podem ser muito mais refinadas! Vão desde as tradicionais receitas alemãs de salsicha e linguiça com cerveja, conhecidas como Bier Brats; passando até mesmo pelas conhecidas onion rings empanadas — o diferencial é usar a cerveja na hora de empanar os anéis de cebola.

Quer uma sugestão de sobremesa com a bebida? Sorvete. Isso mesmo: quando preparado com a cerveja Guinness, a combinação é extremamente surpreendente. Inclusive, lembrando um sorvete cremoso feito à base de café.

Sugestão do Amadeu Restaurante

No restaurante de cozinha contemporânea Amadeu, o Chef Igor Furlan também tem a combinação como parte das receitas da casa. O Filé Mignon suíno com molho de cerveja Stout acompanha espinafre e menta, purê de abóbora e farofa panko e, segundo ele, permite ao paladar saborear a cerveja em conjunto com os demais ingredientes na construção do sabor.

Receitas com cerveja: do acompanhamento ao protagonismo

Então ficou curioso em conferir essa combinação? Pois dê uma passadinha no Amadeu Restaurante!


Leia Também:

http://www.revistadavila.com.br/5-termos-culinarios-importantes/

http://www.revistadavila.com.br/clericot-bebida-para-refrescar/

Sobre o Autor

Endereço: Rua Pedro Virillo, 467 – Jd. Santiago – Indaiatuba/SP - CEP.: 13339-545 - Tel.: (19) 3875.6061

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat