BioExtratus
BioExtratus
Ravioli: uma receita recheada de tradição

Ravioli: uma receita recheada de tradição

Conheça um pouco mais sobre uma das mais amadas receitas italianas

Que o brasileiro adotou a culinária italiana de braços abertos, não há qualquer dúvida. Ainda sobre essa paixão, também não há dúvidas de que as massas ocupam, talvez, o primeiro lugar no coração dos amantes das receitas vindas do país. Seja pela praticidade, pelo sabor ou variedade, elas já são praticamente “comida da casa”. Assim, uma das receitas mais bem incorporadas ao nosso dia-a-dia com certeza é o ravioli. Mas, você sabe onde ela surgiu, por que tem esse nome e como veio para cá? Então venha se saborear com a deliciosa história dessa receita.


Leia também:

Bruschetta, um dos mais tradicionais sabores italianos

11 práticas brasileiras na cozinha italiana que os italianos desconhecem 


As origens do Ravioli

Na prática, o ravioli se trata de uma receita extremamente simples: uma pequena porção de massa, recheada e fechada, nos mais diversos formatos — retangular, quadrado, meia-lua, etc.

Essa flexibilidade, no entanto, não vem do berço. Embora não exista data e local de origem exatos para a receita — visto que há diversas versões que lutam por esse posto — , nas receitas originais o ravioli nem se quer tinha recheio e o formato se limitava ao retângulo ou círculo.

Todas as versões sobre sua origem, no entanto, remontam à Itália e ao milênio passado. Uma versão, presente em manuscritos de 1243, aponta a cidade de Cremona como ponto de origem da receita. E, segundo eles, o nome surgiu de uma derivação da palavra medieval ‘rabiola’.

Há outra versão, no entanto, que garante que a receita nasceu no século 14, na ilha italiana da Sicília. O nome teria sua origem atrelada ao latim: ‘raviolo’, que é a forma singular de ravioli, e teria surgido de ‘graviolo’, que quer dizer pesado, cheio.

Por outro lado, há quem garanta que o ravioli foi documentado pela primeira vez no ano de 1548. Segundo essa versão, o prato foi originalmente feito na cidade italiana de Cernunsco. Um fato curioso que sustenta a história foi a instituição do Raviggiolo Day na cidade, no ano de 2016. Trata-se de um feriado municipal, comemorado em 16 de janeiro, que celebra a criação da receita.

No entanto, o que sabemos com certeza é que o ravioli chegou ao Brasil no final do século XIX, com a vinda dos primeiros imigrantes italianos.

Curiosidades sobre o ravioli

Como já dissemos, inicialmente as receitas de ravioli eram consumidas sem qualquer recheio. Outra curiosidade que diz respeito ao preparo do prato é que, originalmente, ele tinha o mesmo formato: quadrado, ou, no máximo, retangular. Porém, com o passar dos anos, se admitiram outros formatos em sua confecção.

O que também mudou bastante foi a forma de preparar a massa. Inicialmente, a massa era cozida em caldos ou sopas, ou ainda, frutos em azeite de oliva. Depois, chegou a ser preparada no caldo de carne, o que ainda é uma forma tradicional de consumo da receita — chamada al brodo.

Ravioli no Pecorino

Se as suas papilas gustativas já estão pedindo que você se deleite sobre um prato de ravioli, visite a unidade Indaiatuba do Restaurante Pecorino, no Polo Shopping. Lá, você encontra uma das mais tradicionais e conhecidas formas de se preparar a receita, o “Ravioli di Formaggio di Capra”, uma massa recheada com queijo de cabra acompanhada de molho de tomates e orégano fresco. Experimente!

*Texto produzido e otimizado pela Mídia.Crawl.


Leia também:

Arancini: você já provou o delicioso petisco italiano?

Pecorino Bar & Trattoria Indaiatuba: entenda porque o restaurante tem feito sucesso na cidade

Sobre o Autor

Endereço: Polo Shopping - Alameda Filtros Mann - CEP.: 13330-350 - Indaiatuba/SP - Tel. (19) 3936-2087

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat