BioExtratus
BioExtratus
A questão ambiental nas empresas e o conceito de sustentabilidade

A questão ambiental nas empresas e o conceito de sustentabilidade

Várias empresas têm demonstrado que é possível preservar o meio ambiente e aumentar seus lucros

A questão ambiental há algum tempo, tem emergido como uma questão importante, tanto na gestão das empresas e os benefícios estratégicos, mas também na preservação ambiental e cuidados com o meio ambiente, que  são muitos. Essa adaptação, traz vantagens como; diminuição de custos, redução de riscos, melhor imagem da empresa, longevidade, lucratividade, principalmente por ocorrer aumento nas vendas, melhorando a relação com a comunidade.

a-questão-ambiental-nas-empresas-

Esse novo conceito de gestão, preocupado com o futuro do meio ambiente, também propicia a redução de consumo de matéria-prima. A energia e água, reduz a necessidade de tratamento de resíduos de efluentes e consequentemente, diminui a incidência de multas decorrentes do não cumprimento à legislação ambiental.

Metodologia das empresas

Várias empresas têm demonstrado, que é possível preservar o meio ambiente e aumentar seus lucros, usando a criatividade e transformando. Como também, analisar restrições e/ou ameaças ambientais em oportunidades de bons negócios. Entre as oportunidades está a reciclagem e reaproveitamento de materiais, bem como, o uso de tecnologias mais limpas.

E com o aumento de indústrias, as preocupações com o meio ambiente também cresceram, relativas ao ar, à água, ao solo e à biodiversidade.

A responsabilidade ambiental da empresa 

A ecologia é uma Ciência que “teoricamente” se distancia da ciência especifica das empresas. Pois, a Ciência econômica e empresarial não tem a visão e conceitos, naturalistas. Para a empresa, o meio ambiente que estuda ecologia, constitui simplesmente o suporte físico que fornece a empresa. Além,dos recursos necessários para a sua atividade produtiva.

Alguns setores já assumiram tais compromissos com o novo modelo de desenvolvimento, ao incorporarem nos modelos de gestão a dimensão ambiental. A gestão de qualidade empresarial, passa pela obrigatoriedade de que sejam implantados sistemas organizacionais e de produção, que valorizem os bens naturais e as fontes de matérias-primas. A nova consciência ambiental, surgida das transformações culturais que ocorreram nas décadas de 60 e 70, ganhou dimensão e situou o meio ambiente como um dos princípios fundamentais do homem moderno.

Nos anos 80, os gastos com proteção ambiental começaram a ser vistos pelas empresa líderes.  Não como prioridade, e sim,  investimentos no futuro. Assim, garantindo suas vantagens competitivas.

Portanto, as organizações precisam aperfeiçoar seus processos de produção em relação à conservação do meio ambiente. Isso requer um planejamento global de qualquer empresa.


Confira Também:

http://www.revistadavila.com.br/mmidia-destaca-7-acoes-sustentaveis/

http://www.revistadavila.com.br/lixo-de-58-paises-vira-arte/

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat