BioExtratus
BioExtratus
Qual é a origem do samba?
Qual é a origem do samba?

Qual é a origem do samba?

Qual é a origem do samba?

A origem do samba registra uma grande e forte mistura de ritmos e tradições presentes no Brasil

Melhor do que nos perguntarmos “Qual é a origem do samba?”, seria fazermos o seguinte questionamento: “Quais são as origens do samba?”.

O samba é originário dos antigos batuques trazidos pelos africanos descendente do lundu utilizado nas festas dos terreiros entre umbigadas e pernadas de capoeira, aos poucos, os ritmos do batuque foram incorporando elementos de outros tipos de música, especialmente no cenário do Rio de Janeiro do século XIX.

Ao longo do século XX, o samba carioca veio a tornar-se um símbolo de brasilidade. Importantes compositores como Ernesto Nazareth, Noel Rosa e Cartola legitimaram o samba na cultura oficial brasileira. O samba de roda baiano também continuou sendo uma das referências do samba do Brasil.

O primeiro samba gravado em disco no Brasil foi “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida, em 1917:

“O chefe da folia
Pelo telefone manda me avisar
Que com alegria
Não se questione para se brincar…”

O ritmo foi chegando ao mercado fonográfico aos poucos, até se popularizar com o surgimento do rádio e ser abraçado pela classe média.

Qual é a origem do samba?

Variações

O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambor, tamborim, surdo, pandeiro, repique, dentre outros) e acompanhados por violão e cavaquinho. O gênero musical sempre cresce e se reinventa: samba de partido- alto, samba-canção, samba de breque, samba-exaltação, samba de gafieira, samba de morro, samba-choro, samba de roda, samba-enredo e samba rock são alguns de seus derivados.

Qual é a origem do samba?

Dia do Samba

Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba também tem um dia para ser celebrado. O Dia do Samba é comemorado nacionalmente em 2 de dezembro, foi criado em homenagem ao compositor Ary Barroso, autor de Aquarela do Brasil.

Qual é a origem do samba?

Erick Groseli – Professor de Cavaquinho Centro Musical Harmos

Envolvido com a música desde sua adolescência, Erik Groseli iniciou os estudos musicais a partir do violão clássico por meio da Oficina de Violão, no Casarão. Dando continuidade ao seu desenvolvimento, ingressou na Orquestra do Projeto Guri, sob regência de Marcelo Martins e Samuel Lima,;tendo assim a grande oportunidade de se apresentar em diversas cidades. Participou de gravações do álbum “Hinos”,;realizado no Teatro São Paulo. Como guitarrista, participou de grupos com os mais variados estilos musicais. Através das bandas, participou de Festivais de Rock e MPB. Há alguns anos, Erik chegou a um nível onde sentiu que precisava dar início a novos estudos,;e foi aí que começou a dedicar-se ao Cavaquinho. Com influência do Samba e Pagode, ele vem se especializando no Chorinho, e hoje estuda o repertório de Waldir Azevedo e Nabor Pires de Camargo.

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat