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Psicologia das cores: as cores e os sentimentos provocados pela publicidade

Psicologia das cores: as cores e os sentimentos provocados pela publicidade

Saiba quais são os efeitos que as cores têm sobre o receptor das mensagens publicitárias, e aprenda a usar tudo isso a favor da sua campanha

Quando tratamos da comunicação na área de vendas, é necessário levar em consideração diversos fatores que podem influenciar na hora do consumo ou não de um produto ou serviço. Não à toa, o estudo comportamental dos clientes é matéria obrigatória em marketing. O objetivo é traçar os perfis dos consumidores, com os quais as marcas buscam se alinhar para conquistar os nichos que lhe interessam. Dentre esses estudos, está a psicologia das cores. Confira agora como funciona o estudo das cores e os sentimentos que elas podem nos provocar.

Psicologia das cores: por que é importante?

A psicologia das cores é uma área que estuda quais são os efeitos que cada cor pode provocar, de maneira sensorial, no consumidor. Mais do que isso: que tipo de reações e influências essas cores e seus sentimentos relacionados podem interferir nas decisões relacionadas ao seu comportamento.

Algumas maneiras como as cores podem influenciar diretamente suas vendas:

  • Reconhecimento de marca

Fica difícil não associar algumas combinações de cores específicas a certas marcas. Por exemplo, quais são os nomes que vêm automaticamente a sua mente quando se associa o vermelho ao amarelo? Vermelho e branco? Azul e amarelo? São poucos nomes, bem específicos — que souberam se aproveitar do poder visual que cores fortes lhe proporcionam.

  • Razão da Compra

Pesquisas indicam que 85% das compras podem ser definidas levando em consideração primordialmente as cores envolvidas nos produtos.

  • Visibilidade

Anúncios que contam com cores costumam ser 42% mais visualizados do que aqueles feitos em preto e branco. Use isso a seu favor e faça sua marca se destacar.

  • Rejeição

Além das cores influenciarem no poder de compra, elas são fator determinante também na rejeição. Pesquisas apontam que cerca de 2 em cada 3 consumidores costumam rejeitar quaisquer produtos que não apresentem suas cores preferidas.

  • Call To Action

Conforme o significado que cada cor traz em si, elas também podem ser atreladas ao tipo de ação que você deseja que o cliente tome. Quer uma ação mais enérgica e urgente após a leitura de um texto? Escolha o vermelho. Pretende que o cliente pondere melhor sobre o que você lhe informou para dar um passo adiante? Há outra cor que pode atuar nesse sentido. Descubra a seguir qual é a melhor para o seu propósito.

As cores e seus significados

Agora vamos aos significados e sentimentos que nosso cérebro traduz automaticamente em contato com as cores primárias e secundárias.

Cores Primárias

  • Vermelho

É uma cor quente, apaixonante. É ligada à energia humana, por isso pode acelerar o coração e a respiração. Tem a urgência ligada a ela, por isso estimula a tomada de ações.

  • Amarelo

É uma cor brilhante, energizante por si só. Inspira o otimismo e a esperança, além de ser uma cor feliz e acolhedora. Essas características tornam, naturalmente, as pessoas mais falantes. Também ajuda na concentração e tem forte ligação com o estímulo ao intelecto humano.

  • Azul

A cor mais serena é ligada à calma, confiança e segurança. Está diretamente relacionada à criatividade, contemplação e espiritualidade — por isso tem forte vínculo com as artes.

Cores Secundárias

  • Laranja

O laranja é uma cor considerada bem equilibrada, mas ainda assim muito amigável, receptiva e entusiasmada. Não é tão excitante quanto o vermelho, por exemplo, mas ainda assim é considerada estimulante.

  • Verde

Outra cor considerada equilibrada, o verde é também rejuvenescedor.  Representa estabilidade e tranquilidade, por isso geralmente é associado à saúde. Em outros campos, está ligado diretamente à natureza, vitalidade e fertilidade. Além disso, possui propriedades relaxantes.

  • Roxo

Uma cor mais nobre, ligada a riqueza, sucesso e sabedoria, o roxo também tem propriedades calmantes, que evitam o estresse. A cor também atua diretamente na área do cérebro ligada à resolução de problemas e criatividade.

Agora que você já enxerga a importância das cores de uma maneira diferente em seu negócio, dê a elas seu devido valor. Faça que suas vendas saltem do estagnado patamar monocromático para o mais variado leque de cores possível.


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