BioExtratus
BioExtratus
Acabe com suas principais dúvidas sobre Implante Dentário

Acabe com suas principais dúvidas sobre Implante Dentário

Conheça mais sobre o implante dentário, suas vantagens, os diferentes tipos e outras dúvidas sobre o assunto

Um sorriso bonito é o desejo de muitas pessoas. Mas há alguns empecilhos na busca por ele. Por diversos fatores, pode acontecer a queda ou perda de um ou mais dentes. E no caso dos adultos, a famosa janelinha já não é mais tão charmosa quando foi na infância.

Nesse sentido, os implantes dentários estão cada dia mais comuns, mas ainda assim geram muitas dúvidas aos interessados. Assim, decidimos reunir alguns dos principais questionamentos sobre esse tema, que foram respondidos pelos profissionais da Sorrident’s. Vem conferir!

O que é um implante dentário?

Os implantes dentários são procedimentos cirúrgicos onde é implantado um pino metálico sob a gengiva do paciente, para que ali sejam colocados dentes. Dessa forma, podem ser recolocados um ou mais dentes perdidos. O procedimento também pode ser feito por quem deseja deixar de lado alguma prótese dentária móvel.

Principais dúvidas

Muitas pessoas desejam realizar esse tipo de procedimento cirúrgico, mas apresentam algumas dúvidas. Assim, reunimos aqui as mais comuns para apresentar suas respostas.

Tipos de Implante Dentário

Existem dois tipos de implantes dentários. No primeiro, o pino é inserido diretamente nos ossos do maxilar e a coroa (dente artificial) é afixada sobre ele. No segundo tipo, usado como alternativa às próteses dentárias móveis, toda a prótese é “parafusada” diretamente no osso do paciente.

Como é feito o Implante Dentário?

Normalmente, o implante é feito em três etapas: a primeira consiste em tratar a superfície do implante. Esse tratamento é feito com técnicas como jato de areia, anodização e pulverização de plasma. Isso tudo visa aumentar a osteointegração. A segunda etapa é o implante do pino de titânio na raiz. E por último, é acoplado o dente artificial sobre o pino.

Quem pode receber um implante?

Qualquer paciente pode receber o implante dentário, desde que tenha gengiva e dentição saudáveis. Pessoas com impedimentos gerais para procedimentos cirúrgicos devem evitar a realização do implante. Além disso, também não costumam ser feitos em crianças antes da fase final de crescimento.

Pode haver rejeição?

Não existe qualquer rejeição por parte do organismo quanto ao implante, uma vez que o pino que recebe o dente é feito de titânio, material inerte ao osso. Assim, o organismo não nota que esse material está atrelado a estrutura óssea.

O que pode ocorrer são problemas pós operatórios devido a qualidade ou quantidade óssea onde foi feito o implante.

Quanto tempo duram os implantes?

Geralmente, um implante dentário dura de 10 a 20 anos, quando bem cuidado. A variação se dá de acordo com a localização do dente. Por exemplo, os molares sofrem maior pressão e desgaste, por isso duram menos que os dentes da frente.

Principais cuidados após o implante dentário

Por se tratar de um procedimento cirúrgico, os implantes dentários exigem alguns cuidados para que também se mantenham conservados por mais tempo. Dentre os principais:

  • Mantenha uma boa higiene bucal constante;
  • Evite mastigar alimentos muito duros;
  • Faça visitas regulares ao dentista;
  • Evite o cigarro, pois ele pode enfraquecer a estrutura óssea que suporta o implante.

Como qualquer procedimento, é necessário que seja recomendado, após avaliação, e acompanhado por um profissional qualificado. Portanto, não deixe de visitar regularmente o seu dentista de confiança para que, na necessidade de alguma intervenção do tipo, ela seja feita da maneira correta. Assim, não vai ter como não manter o sorriso estampado no rosto.

Sobre o Autor

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat