BioExtratus
BioExtratus
Coluna CriativHarmos: Por quê escolher a música?

Coluna CriativHarmos: Por quê escolher a música?

Foto Colunista Marisa Bottaro Coluna CriativHarmos

Profª. Marisa Bottaro – Centro Musical Harmos
(Professora de Canto, Piano e Musicalização)

Uma canção simples, de comercial de TV inicia perguntando:
“_O quê faz você feliz?
Você feliz, o que é que faz?”

O ser humano é musical na sua essência e se for estimulado desde a mais tenra infância,;terá como grande companheiro seu instrumento musical,ou ainda sua voz, mesmo que escolha para seu sustento outra profissão. 

Se olharmos para a história do homem, desde o começo,;a música surgiu espontaneamente e significa muito mais que uma prática utilitária ou para diversão. Através dela ele se mobiliza, se expressa, cria, transforma a sociedade, faz um movimento de crescimento pessoal e social. 

É comum em conversas, adultos que encontro relatarem a vontade de ter aprendido um instrumento ou praticado o canto, com sentimento de frustração.  

Como Educadora Musical, uma das tarefas as quais me dedico, é desconstruir o conceito equivocado em relação a tocar e cantar, que no senso comum chamamos de “dom”. Mesmo sabendo que na infância e adolescência temos picos de aprendizado, quero destacar: não existe limite de idade para a prática musical.  

A música é benefício a partir do momento que se inicie a prática!

Atualmente, estudos das diversas áreas tais como Medicina, Musicoterapia, Pedagogia, Neurologia, Psicologia, entre outras, comprovam e defendem os benefícios da prática musical. A ciência constata, com certeza, que música propicia estimulação motora, sensorial, emocional e intelectual. Ela renova o cérebro! 

Por que Música? por Marisa Bottaro Coluna CriativHarmos

Conhecimento e prazer

Como saber, traz consigo a necessidade do esforço, da disciplina e dedicação, de olhar para as próprias dificuldades:;há que se superar sempre um novo desafio para, em seguida fruir o prazer da performance.  

Sendo uma atividade de expressão e criação, é o “lugar” em que o ser humano;pode se encontrar com sua cultura, ter prazer e alegria… 

Chego a ter a certeza de que o processo de aprender música espelha o processo de aprender a viver. 

Como viver sem música?

Sobre a Colunista

Foto Colunista Marisa Bottaro Coluna CriativHarmos

Marisa Bottaro 
Professora de Canto, Piano, Teclado e Musicalização Infantil – Centro Musical Harmos

Licenciada em Educação musical pela Universidade Federal de São Carlos, Marisa Bottaro é formada em piano, flauta doce, canto e coral pelo Instituto Amadeus Mozart de São José do Rio Preto,;e ainda conta com a sua formação na Universidade Livre de Artes;no curso de Harmonia e Estruturação Musical e Canto Lírico. Além destes,;cursos livres de canto, percussão e musicalização, relacionados à pedagogia musical infantil, adulto e da voz e de performance como musicista,;fazem parte desta incrível profissional! Mas, 

Marisa atua desde 1998, e de lá para cá foi Regente do Coral do Projeto Guri, Pianista do Coral Municipal de Potirendaba, Educadora Musical em instituições de ensino como,;Colégio Objetivo, Escola de Educação Infantil Balão Mágico, Colégio Le Perini,;Espaço Musical Marisa Bottaro e hoje faz parte do nosso incrível time de parceiros do Centro Musical Harmos. 

Realiza performances musicais em eventos, oficinas de educação musical para capacitação de professores e oficinas de musicalização.

Se já pensou em conhecer um pouco mais sobre música, artesanato, teatro ou até mesmo o inglês, faça uma visita no Centro Musical Harmos e tire todas as suas dúvidas. ,O Centro Musical Harmos fica localizado na Rua 5 de Julho, nº 1194, Centro, Indaiatuba – SP

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat