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Pesquisa de mercado: você realmente sabe como fazer?
Crédito da foto para Daria Nepriakhina on Unsplash

Pesquisa de mercado: você realmente sabe como fazer?

Saiba como funciona essa ferramenta e o que é preciso levar em consideração ao usá-la

Cortar fora: a origem da palavra decisão não é à toa. Escolher qual será sua próxima ação exige reflexão, principalmente porque ao optar por uma estratégia, abre-se mão de muitas outras. Quando se trata de uma empresa, uma das ferramentas amigas é a pesquisa de mercado. Para garantir bons resultados com este recurso é preciso usá-lo com sabedoria.

Não importa o segmento, tamanho ou tempo de mercado da empresa. A pesquisa pode revelar dados muito úteis sobre o público-alvo, mercado e efetividade de um produto ou serviço. Por meio dela, um empreendedor pode começar a compreender o perfil de cliente que almeja, por exemplo, e iniciar um negócio com estratégias que condizem com as necessidades deste nicho. Conheça alguns pontos importantes abaixo:

Tema e objetivos

O tema precisa ser bem delimitado. Depois, pergunte-se: o que a pesquisa quer descobrir? Para aplicar as técnicas corretamente e analisar seus resultados depois, reflita e trace um objetivo geral e, a partir dele, alguns objetivos específicos.


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Tipo de pesquisa de mercado

As pesquisas de mercado reúnem informações relevantes sobre personalidade, opinião, atitude, valores e a situação de vida dos participantes. Mas para recolher o que é de fato interessante para o objetivo da pesquisa é necessário escolher um método certo ou a combinação certa de metodologias. São diversas as técnicas, porém elas podem ser agrupadas em 4 grupos:

Quantitativa

Aqui os números são a parte mais importante. Ocupa-se de mensurar, de forma objetiva e estatística, a validade de hipóteses e análise de dados. Normalmente é realizada com uma amostra considerável da população. Levantada por meio de questionários ou entrevistas que possuam perguntas bem delimitadas e opções de respostas, em sua grande parte, já pré-definidas.

Qualitativa

Destinada para grupos menores de pessoas, busca informações mais aprofundadas sobre hábitos de consumo ou comportamento das pessoas selecionadas sobre um tema específico. Tem um aspecto explorador, por isso, a intenção não é quantificar dados. Entrevistas em profundidade, técnicas projetivas e grupo focal são alguns exemplos.

Técnicas experimentais

A partir de um ambiente conscientemente criado, um pesquisador modifica variáveis e estuda o resultado que essas mudanças oferecem. Geralmente utilizada para testar produtos em diversas situações, só que dentro de um contexto laboratorial.

Técnicas de Observação

Como o próprio nome diz, acompanha-se um determinado fenômeno sem modificar o ambiente em que ele ocorre. É uma análise prolongada, com registro de comportamentos e ações relacionados com o tema da pesquisa. A interação com o objeto ou grupo estudado é mínima ou inexistente.

Público-alvo e amostragem

A quem se dirige sua pesquisa? Caso o método escolhido tenha relação com estatísticas, o cuidado com a amostragem é fundamental. Contudo, nas pesquisas com pequenos grupos a delimitação de um público-alvo também é importante. O perfil dos indivíduos que integram o estudo influência no resultado do processo.

Atenção aos instrumentos utilizados

Cada tipo de pesquisa pede um certo conjunto de ferramentas. Já pense nisso ao definir a metodologia. Questionários e entrevistas exigem cuidado ao elaborar as questões. Alternativas mal pensadas, perguntas muito tendenciosas e enunciados mal formulados podem fornecer resultados insatisfatórios.  Locação de laboratórios, câmeras e locais para entrevista devem ser pensados com cuidado.

Vale lembrar que existem profissionais qualificados para realizar esse processo, de forma que seu investimento reverterá em ótimos insights. Depois da pesquisa, é hora de colocar suas estratégias em ação. Se o seu foco é divulgação e está buscando soluções inteligentes, fale com a MMídia.

*Texto produzido e otimizado pelo Armazém da Notícia


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