Papel de parede autoadesivo x sem cola: qual a melhor escolha?

Papel de parede autoadesivo x sem cola: qual a melhor escolha?

Saiba quais são as vantagens e desvantagens dos dois tipos de papel de parede e escolha aquele que melhor se adequa às suas necessidades

Decorar um ambiente é sempre uma situação muito trabalhosa — mas que pode ser prazerosa ao mesmo tempo. Escolher os detalhes, as cores, pensar nos tipos de materiais que serão utilizados. Tudo isso envolve, além do planejamento visual, muita mão de obra para tirar as ideias do papel. Em alguns casos, optar pelo papel de parede soa como a escolha menos demorada e trabalhosa para mudar o ambiente sem grandes transtornos e sujeiras. Se essa foi também a sua escolha — ou se você está pendendo a ela — é importante que se lembre que existem hoje no mercado dois formatos diferentes de papel de parede: o tradicional, que deve ser aplicado com uma cola, e o autoadesivo. Neste artigo vamos apresentar as vantagens e desvantagens de cada opção. Acompanhe!

Papel de Parede

O papel de parede é bastante usado hoje em dia especialmente por conta da sua praticidade. Ele permite que você altere a cara de qualquer ambiente da casa com certa facilidade. Enjoou? Pode trocar novamente. O mais recomendado é que seja contratado um profissional para aplicação, mas caso você deseje se arriscar, pode também. Além de tudo, a manutenção é bem simples — um aspirador de pó, um pano seco ou molhado de acordo com o tipo escolhido. Outra vantagem, além de proteger a parede, é que não precisam ser feitas quaisquer mudanças estruturais e muito menos lidar com tinta.

Papel de Parede Sem Cola

O mais tradicional tipo de papel de parede é feito em papel de celulose, tal qual o próprio nome indica. Sua aplicação é um pouco mais complicada, também por conta da fragilidade do material. Por isso, se optar por esse modelo, é extremamente indicado que o trabalho seja feito por um profissional. Para tanto, será aplicada uma cola especial e, posteriormente, fixado o papel. Nesse caso, a retirada também exige certos cuidados, especialmente para não danificar a pintura e a parede. A limpeza deve ser feita com um pano seco, para não causar nenhuma avaria ao produto.

Uma última característica que vale destacar é que o papel de parede sem cola é vendido em um formato padrão. Ele foi pensado para cobrir a extensão de uma parede inteira. Assim, fica mais uma vez clara a necessidade de um especialista — que poderá fazer os recortes e ajustes necessários.

Papel de Parede Autoadesivo

No caso do papel de parede autoadesivo, ele é feito de material vinílico. Isso faz com que seja mais resistente do que o papel de parede tradicional. Além disso, a superfície lisa e à prova d’água permite que um pano levemente úmido seja usado sem que haja qualquer prejuízo ao revestimento.

A aplicação também é mais simples nesse caso. Geralmente, o material vem com algumas indicações de como fazer o processo todo, que pode ser feito por amadores. Basta retirar uma proteção e fixar o material à parede devidamente limpa.

O papel de parede autoadesivo é vendido em diversos tamanhos e formatos, e permite que você encontre aqueles que se adequam mais às suas necessidades. Outra vantagem é que o modelo costuma ser mais barato que o tradicional.

Para continuar esse processo de mudança, conheça a Plotti, gráfica que trabalha com personalização de papéis de parede, entre outras soluções em adesivo e lonas. Busque o que há de melhor para que você esteja, literalmente, cercado de coisas boas.


Leia também:

http://www.revistadavila.com.br/tecnologias-contribuem-para-arquitetura-funcional/

http://www.revistadavila.com.br/7-motivos-optar-pelos-moveis-planejados/

Sobre o Autor

Endereço: Rua Emílio Lopes Cruz, 487 - Jardim Belo Horizonte - Indaiatuba/SP - CEP.: 13344-700 - Telefone: (19) 3935-8131

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat