BioExtratus
BioExtratus
Pais que discordam na educação dos filhos

Pais que discordam na educação dos filhos

Cabeçalho Coluna Divã das Mães por Larissa Fonseca para Revista DÁvila

Não é incomum pai e mãe discordarem na hora de educar os filho ou tomarem alguma decisão.

Conflito de autoridade

O conflito de autoridade é normal entre pai e mãe. Mas a discordância aberta pode trazer prejuízos para os filhos.Pais que discordam na educação dos filhos

 

Imagine a situação: A família está no supermercado e a criança pede um chocolate. Um dos pais acredita que não há problema dar um chocolate de vez em quando, já o outro quer evitar o consumo de doces do filho.

Esse tipo de conflito deve ser tratado e decidido longe dos filhos e jamais na presença deles. Se o momento da discordância acontecer na presença da criança, os pais devem se apoiar independente de qual for a decisão e jamais questionar a resposta do outro na frente da criança.


Leia mais:

Divã para mães: Sexualidade Infantil

Divã para Mães: Período de Adaptação na Escola


Discordar sim, mas desautorizar não!

Se o filho pediu algo para a mãe e ela respondeu, o pai deve evitar questioná-la em frente ao filho, mesmo que não concorde. Também, se a criança recorrer a ele, deve afirmar que a mamãe já deu a resposta e jamais contradizer o que ela disse.

Pais que discordam na educação dos filhos

O mesmo vale na situação inversa. Se o pai apontou uma decisão, a mãe deve manter essa decisão e resolver posteriormente em particularmente com o pai.

Quando um fala sim e outro fala não, a criança fica confusa e aprende que pode “enrolar” os pais. Utilizando-se então dessa estratégia de buscar em um ou em outro a aprovação que deseja. Isso enfraquece a autoridade dos pais e dificulta o aprendizado de regras pela criança.

Com atitudes coerentes, os pais passam seriedade e a autoridade necessária nas decisões, favorecendo o desenvolvimento emocional saudável dos filhos.

Pais que discordam na educação dos filhos

Assim, evite brigar ou discordar na frente dos filhos e sempre apoiar a decisão do parceiro para o pequeno se sentir protegido, seguro e um exemplo de afetividade e união da família.

Sobre a colunista
Larissa Fonseca Coluna Divã para Mães foto de Perfil
Larissa Fonseca é Pedagoga graduada pela USP, Pós Graduada em Educação Infantil e Psicopedagogia, Psicomotricista, especialista no Universo do Brincar pelo centro de estudos filosóficos Palas Athena, em Psicanálise e Educação pelo Instituto de Psicologia da USP e em Comportamento e Desenvolvimento Infantil, Escritora.
www.larissafonseca.com.br
[email protected]
Canal no youtube Larissa Fonseca Pedagoga
Book @livroduvidasdemae e @sosmaes
Instagram @duvidas_de_mae

 

 

 

 

 


Veja mais:

Receitas para começar a dieta

Dicas para lidar com birras de criança

Lição de casa também é assunto para os pais


 

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat