BioExtratus
BioExtratus
O cálcio alimentar é o grande aliado dos ossos

O cálcio alimentar é o grande aliado dos ossos

A fonte está nos laticínios

 

O cálcio é o principal mineral componente do osso. É o que o torna rígido e menos sujeito a sofrer fraturas. Principalmente na velhice, quando a chance de quedas e traumas nos ossos é maior.

“Quando o aporte de cálcio é feito pela alimentação, é ainda melhor. Usamos suplementos de cálcio apenas quando a dieta não for suficiente para a ingestão diária necessária do mineral”, explica Dra. Marise Lazaretti Castro, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

No adulto, é recomendado de 800 a 1.000 miligramas de cálcio por dia, que pode advir, principalmente, de uma dieta rica em laticínios, tais como leite (desnatado ou integral), iogurte, coalhada, ricota e queijos variados. Em um copo de leite ou iogurte há 300 mg de cálcio.

Ela acrescenta ainda que feijão, tofu, semente de gergelim e sardinha em lata com espinhos são outras opções para ingerir o mineral essencial aos ossos. As folhas verdes escuras entram na lista, e a couve mineira e o brócolis são as melhores fontes. Porém, as verduras possuem pouco cálcio aproveitável e em quantidades menores, portanto, fica difícil de atingir a quantidade diária necessária se os laticínios não estiverem presentes na dieta.

Veganos e pessoas com intolerância à lactose ou alérgicos ao leite precisam fazer o aporte por meio de suplementos, entretanto, como lembra Dra. Marise, sempre com orientação médica. “E o endocrinologista é quem está capacitado para dar suporte a estes pacientes”, conclui a endocrinologista.

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat