BioExtratus
BioExtratus
Divã para mães: O brincar da criança

Divã para mães: O brincar da criança

Cabeçalho Coluna Divã das Mães por Larissa Fonseca para Revista DÁvila

O brincar da criança tem que ser valorizado

O brincar da criança é tão importante quanto trabalhar é para o adulto. O lúdico é a linguagem da criança. Assim, é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança que esse brincar seja respeitado e valorizado.

A brincadeira é um espaço no qual a criança se permite tudo. No universo lúdico ela pode fazer coisas que no mundo real ainda não consegue fazer. Ela pode pilotar um avião, cozinhar, cuidar de um bebê, construir um prédio, viajar ao espaço, enfrentar dragões, resgatar animais, etc.

A criança aprende muito

E é com toda essa experimentação que a criança vai conhecendo o mundo que a rodeia. Ela aprende sobre limites e possibilidades, ela aprende sobre propriedades dos objetos, regras de convívio em sociedade, ela aprende a encontrar soluções para diferentes questões, modos de lidar com conflitos, entre tantas outras infinidades de questões.

No brincar dirigido, a criança experimenta e vivencia situações novas com um propósito pré- estabelecido. Isso visa ampliar as possibilidades  oferecidas para ela.

Já no livre brincar, a criança tem a oportunidade de seguir uma linha de acordo com aquilo que está sentindo no momento. Ela é o sujeito de sua brincadeira e consegue direcioná-la para onde achar necessário.

No brincar da criança se pode identificar muito

Nesse brincar da criança conseguimos identificar o modo com que ela tem compreendido as situações e o mundo à sua volta. Quando queremos saber por exemplo, como a criança está na escola, basta sugerirmos brincar de escola com ela. Nessa brincadeira ela vai reproduzir aquilo que assimila do ambiente escolar, das pessoas, dos colegas, etc.

O mesmo quando queremos compreender como cada criança está lidando com uma situação. Seja a perda de um parente, uma mudança de rotina, enfim.

Garantir tempos e espaços apropriados tanto para o livre brincar quanto para o brincar dirigido da criança é garantir o direito dela se desenvolver plenamente, de modo saudável.

Sobre a colunista

Larissa Fonseca Coluna Divã para mães - foto perfilPedagoga graduada pela USP, Pós Graduada em Educação Infantil e Psicopedagogia, Psicomotricista, especialista no Universo do Brincar pelo centro de estudos filosóficos Palas Athena, em Psicanálise e Educação pelo Instituto de Psicologia da USP e em Comportamento e Desenvolvimento Infantil, Escritora.
www.larissafonseca.com.br
[email protected]
Canal no youtube Larissa Fonseca Pedagoga
Book @livroduvidasdemae e @sosmaes

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat