BioExtratus
BioExtratus
Mutirão da UniMAX diminui espera por exame de HPV do SUS

Mutirão da UniMAX diminui espera por exame de HPV do SUS

Alunos de Enfermagem acompanhados por professores realizaram a coleta de amostras em 65 mulheres, no sábado, dia 15/06, na Interclínicas

 Em mutirão realizado no sábado, dia 15 de junho, alunos do 7º semestre de Enfermagem da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba fizeram a coleta de amostras para exame de HPV (vírus do Papiloma Humano) em 25 mulheres que aguardavam atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde).

A ação antecipou os exames em cerca de dois a três meses e atendeu o público da UBS 4 (Unidade Básica de Saúde),;Parque Corolla e Itaici. O atendimento foi realizado mediante horário agendado.


Leia Também:

 Vestibular Continuado UniMAX para o 2º semestre de 2019

 Sucesso do Chefs no Campus 2019 da UniMax

 IR Solidário da UniMAX continua com os atendimentos no Shopping Jaraguá


De acordo com o coordenador do curso, professor Alexandro Marcos Menegócio, além de agilizar a demanda na rede pública de saúde, o mutirão, para os estudantes, é uma oportunidade de desenvolver habilidades técnicas do profissional enfermeiro e questões socioemocionais por meio de abordagens e orientações sobre a saúde da mulher.

A aluna Zilda Tonetti dos Santos considera o exame primordial para detectar o câncer de colo de útero e explica que o procedimento está sendo aplicado a mulheres com idade entre 25 a 65 anos.

“Essa nova coleta do HPV que está acontecendo em Indaiatuba; é experimental, não vai substituir o Papanicolau, mas vai detectar precocemente as células cancerígenas do HPV, por exemplo a 12, 16 e 18 e que elevam o risco de apresentar a doença”, diz.

Zilda conta também um pouco sobre a abordagem com o público atendido. “A técnica que estamos usando é bastante humanizada e diferenciada. Buscamos trabalhar com a paciente da forma mais holística possível, sem traumatizar, pois, o exame incomoda um pouco. Precisamos fazer com que a mulher venha a nossa procura de forma mais confortável e que se sinta acolhida”, completa.

Já a paciente Valdineia Antunes de Carvalho da UBS Itaici ficou satisfeita com a antecipação da coleta.

“É muito bom fazer esse exame, ele descobre muita coisa. Eu tive uma ferida, faz dois meses que eu realizei a cauterização;e já fazia um ano que tinha feito o exame. Meu agendamento estava para agosto ainda lá em Itaici, daí me encaminharam para fazer aqui e eu fiquei muito feliz“, salienta.

Além do coordenador do curso de Enfermagem, o mutirão foi orientado e acompanhado pela professora Adriana Salmen. 

Vestibular de Inverno

Inscreva-se no Vestibular de Inverno da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.

Provas de segunda a sexta, às 10h e às 19h30, e aos sábados às 9h30, no campus I, que fica na Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba.

Mais informações: (19) 3885-9900.

            Texto: Tatiane Dias


Leia Também:

  Escolas têm até o fim do ano para implementar Educação Financeira

 Estatuto do idoso: 7 atitudes contra a melhor idade que podem resultar em prisão

 Exercício físico x uma boa noite de sono

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat