BioExtratus
BioExtratus
O mundo em 2025: 8 previsões para os próximos 10 anos

O mundo em 2025: 8 previsões para os próximos 10 anos

O mundo em 2025 será ainda mais desenvolvido na área tecnológica

O mundo em 2025, de acordo com a Lei de Moore, veremos uma aceleração no ritmo de mudança enquanto nos movemos mais perto de um mundo de verdadeira abundância.

Até meados de 1965 não havia nenhuma previsão real sobre o futuro do hardware, quando o então presidente da Intel, Gordon E. Moore fez sua profecia. Na qual o número de transistores dos chips teria um aumento de 100%, pelo mesmo custo, a cada período de 18 meses. Essa profecia tornou-se realidade e acabou ganhando o nome de Lei de Moore.

Se a profecia continuar a ser concretizada, aqui estão oito áreas em que veremos transformações extraordinárias na próxima década:

1) Um Cérebro humano de mil dólares 

Em 2025, com mil dólares você poderá comprar um computador capaz de calcular em 10 ^ 16 ciclos por segundo (10.000 trilhões de ciclos por segundo). Velocidade de processamento equivalente a do cérebro humano.

2) Uma Economia com trilhões de sensores

A “Internet das coisas” descreve as conexões em rede entre os dispositivos, pessoas, processos e dados. Em 2025, ela será superior a 100 bilhões de dispositivos conectados, cada um deles com uma dúzia ou mais de sensores para coleta de dados. Com esses trilhões de sensores, nossa economia sofrerá uma revolução de dados que está além da nossa imaginação. Relatório recente da Cisco estima que a “Internet das coisas” irá gerar 19 trilhões de dólares em valores recém-criados.

3) Conhecimento Perfeito

Estamos caminhando para um mundo de conhecimento perfeito. Com um trilhão de sensores que recolhem dados em todos os lugares (carros autônomos, sistemas de satélite, drones, wearables, câmeras). Você vai ser capaz de saber tudo o que quiser, a qualquer hora, em qualquer lugar, além de poder consultar os dados de respostas e percepções.

4) Oito bilhões de pessoas Hiper-Conectadas

Facebook (Internet.org), SpaceX, Google (Project Loon), Qualcomm e Virgin (oneweb) já estão se organizando para fornecer conectividade global para todas as pessoas do planeta Terra a velocidades superiores a um megabit por segundo.  Vamos crescer de 3 para 8 bilhões de seres humanos conectados, acrescentando cinco bilhões de novos consumidores na economia global. Eles representam dezenas de trilhões de novos dólares fluindo para a economia. E eles não estarão conectados com um modem de 9600 na AOL, como fizemos há 20 anos. Eles estarão online com uma conexão de 1 Mbps e acesso à informações do mundo inteiro através de tecnologias. Como o Google, impressão 3D em nuvem, Amazon Web Services, inteligência artificial com Watson, crowdfunding, crowdsourcing, e muito mais.

5) A reinvenção da Saúde no mundo em 2025

As instituições de saúde existentes atualmente serão esmagadas com o surgimento de novos modelos de negócios que possuem um cuidado melhor e mais eficiente. Milhares de startups, bem como as gigantes de dados de hoje (Google, Apple, Microsoft, SAP, IBM, etc.) já começam a entrar nesse lucrativo setor. Que movimenta cerca de 3,8 trilhões de dólares. Com novos modelos de negócios que irão desmaterializar, desmonetizar e democratizar o sistema burocrático e ineficaz de hoje.

Sensores biométricos (wearables) e a inteligência artificial irão fazer com que possamos monitorar nossa própria saúde. Sequenciamento genômico em grande escala e aprendizado de máquina nos permitirão entender a causa raiz do câncer, de doenças cardíacas e doenças neurodegenerativas. Até como tratar ou amenizar os efeitos de tais doenças. Robôs cirurgiões poderão realizar um procedimento cirúrgico perfeitamente custando alguns poucos dólares. Cada um de nós será capaz de regenerar o próprio coração, fígado, pulmão ou rim quando precisarmos em vez de esperar um doador.

6) Realidade Virtual e Aumentada

Bilhões de dólares investidos pelo Facebook (Oculus), Google (Magic Leap), Microsoft (Hololens), Sony, Qualcomm, HTC, etc. Irão proporcionar a criação de toda uma nova geração de displays e interfaces de usuário.

As telas como conhecemos hoje – em seu telefone, computador e televisor – vão desaparecer no mundo em 2025 e serão substituídas por óculos. Não pelo Google Glass, visto como coisa de nerd, mas por algum equivalente na moda, como fashionistas estão vestindo hoje. O resultado será uma enorme mudança em diversos setores industriais, que vão desde o varejo ao setor imobiliário (educação, viagens, entretenimento, entre outros). Além de atingir diretamente os costumes comportamentais de cada ser humano.

7) Primeiros dias de JARVIS

As pesquisas sobre inteligência artificial irão fazer grandes progressos na próxima década. Se você acha que a Siri (avançado sistema de suporte da Apple) é útil agora, a próxima geração do Siri no mundo em 2025 será muito mais parecida com o JARVIS do Homem de Ferro, com capacidades expandidas de compreender e responder. Empresas como a IBM Watson, DeepMind e Vicarious continuam a desenvolver sistemas de Inteligência Artificial de última geração. Em uma década, será normal para você dar o seu acesso IA para ouvir todas as suas conversas. Ler seus e-mails e digitalizar os seus dados biométricos. A conveniência será imensa.

8) Blockchain

Você já deve ter ouvido falar do bitcoin, a descentralizada, democratizada, criptomoeda altamente segura (global) com base na blockchain. Mas a verdadeira inovação é o próprio blockchain, um protocolo que permite transferências digitais, seguras e diretas (sem um intermediário) de valores e ativos (dinheiro, contratos, ações, IP). Investidores como Marc Andreesen tem investido dezenas de milhares de dólares para o seu desenvolvimento e há quem diga que o blockchain é uma oportunidade tão importante quanto a criação da própria Internet.

Gostou de saber as previsões para o mundo em 2025?

Quer saber mais sobre a Ctrl+Play?
Agende uma aula experimental gratuita!
Acesse: escola.ctrlplay.com.br/agendar-aula-experimental

Ctrl+Play Escola de Programação e Robótica
Rua: 13 de Maio n 650 – Centro

Centro – Indaiatuba/SP
(19) 3816.6688 – 9.8395.4907
 ctrlplay
 [email protected]
www.ctrlplay.com.br
escolacrtlplay
 escolactrlplay

 

Leia mais matérias da Ctrl+Play Escola de Robótica e Programação


Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat