BioExtratus
BioExtratus
Moqueca x Moqueca por Cozinhatividade

Moqueca x Moqueca por Cozinhatividade

Banner Cozinhatividade por Cheg karina Bertocco Página de potagem

Hoje vamos falar um pouquinho sobre a famosa Moqueca. Você sabia que temos no Brasil duas versões desse delicioso prato?

Estava eu pensando sobre qual assunto escrever para essa semana… Inicio de setembro, primavera batendo na porta… Daí me passou pela cabeça um prato bem típico brasileiro que é uma ótima pedida para você que vai curtir uma praia, ou está curtindo o calor pelo interior… Não importa a época, o que interessa é que esse é um prato que agrada a todos.

Pode ser feita de várias formas e com vários ingredientes, inclusive uma versão vegana que eu te garanto, vai conquistar até mesmo quem faz cara feia para essa palavra.

Hoje vamos falar um pouquinho sobre a famosa Moqueca. Você sabia que temos no Brasil duas versões desse delicioso prato? A moqueca que vou aconselhar a fazer hoje é a capixaba, por ser um pouco mais leve do que a Baiana. Na baiana usa-se leite de coco e azeite de dendê, além dos pimentões e também da pimenta dedo de moça, que é uma ótima pedida para um clima um pouco mais frio, porém, isso é a opinião pessoal. Já na versão capixaba do prato só usa-se caldo de peixe e óleo de urucum, assim tem um resultado de um prato com bastante sabor de peixe e mais leve também.

Ambas tem como tempero característico o coentro, porém para os paulistas paulistanos que não curtem muito essa erva, nada impede de trocá-la por salsinha ou cebolinha.

Faça seu próprio óleo de Urucum:

Você pode fazer o seu próprio óleo de urucum colocando as sementes em uma panela com azeite, deixando no fogo por aproximadamente 5 minutos, mas não deixe o azeite começar a fritar. Tire do fogo antes disso, ele já terá uma coloração bem avermelhada. Coe e use. Caso não queira usar azeite, pode usar outro óleo vegetal, sem problemas. A proporção é meio litro de azeite/óleo para 100 g de sementes de urucum (você encontra facilmente em lojas de produtos naturais).

Receita:

Para a moqueca vamos precisar de:

1 kg de peixe (de preferência com a carne firme: robalo ou cação são boas opções. Ou frutos do mar como camarões e lulas, ficam divinos nesse prato);
200 ml de óleo de urucum;
4 dentes de alho picados;
1 cebola grande picada;
5 tomates grandes cortados em cubos, sem as sementes e sem pele;
1 limão;
+ ou – 200 ml de caldo de peixe;
coentro ou salsinha ou cebolinha a gosto;
Sal a gosto;
Pimenta a gosto.

Moqueca x Moqueca Coluna Cozinhatividade por Chef Karina Bertocco

Modo de preparo

Corte o peixe em postas médias e tempere com um pouco de sal, pimenta e limão. Deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

Primeiramente, em uma panela de barro (ou de ferro) coloque o óleo de urucum e doure um pouco o alho. Em seguida, coloque a cebola picada, refogue por aproximadamente um minuto. Acrescente os tomates em cubinhos e refogue por mais um tempo. E finalmente, espere formar um caldinho no fundo da panela.
Só depois acrescente as postas de peixe bem acomodadas, lembre-se que depois você não poderá mexer para 
não desmontar a moqueca. Tempere com sal e pimenta,  coloque o caldo de peixe (tem que cobrir as postas) e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos em fogo médio. Se precisar, acerte os temperos. Mas,
E na hora de servir acrescente o coentro/salsinha ou cebolinha picados por cima. Tradicionalmente é servida com arroz e pirão de peixe, mas nada impede de você substituir por uma farofa, uma batata palha, ou até mesmo por um chips de mandioquinha!

Caso opte por uma versão vegetariana, contudo, pode usar a pupunha, banana da terra ou mesmo cogumelos no lugar no peixe. Eu garanto para você que fica divino. Apenas troque também o caldo de peixe por caldo de legumes (Acho que nem preciso falar que esses caldos devem ser caseiros e não aqueles artificiais cheios de química, sódio e aditivos né?) . Independente da versão, você tem nas mãos um prato delicioso, prático, rápido e leve; que é essencial para a nossa primavera/verão. Se fizer me conta!? Mas,

Bom apetite!

Sobre a Colunista

Chef Karina Bertocco Coluna Cozinhatividade foto perfil

Eu sou Karina Bertocco e um detalhe importante que diz;muito da minha personalidade é sobre minha origem, da qual me orgulho muito. Venho de uma família italiana do bairro da Mooca em São Paulo, e desde pequena me realizo na cozinha ajudando as minhas avós a fazer um delicioso Gnocchi, ou o maravilhoso Crostoli 

Italiano, massa fresca ou até mesmo um simples bolo de chocolate. Eu sou completamente apaixonada por cozinha e na arte de receber pessoas, qualidade que com certeza herdei dos meus pais que são excelentes anfitriões. 

Para me profissionalizar portanto, cursei gastronomia na Anhembi Morumbi em São Paulo, trabalhei no;Clube Med em Trancoso,;na cozinha do grupo Leopoldo em São Paulo, fui sócia proprietária de restaurante também em São Paulo e;hoje em dia da Karina Bertocco Gastronomia em Indaiatuba/SP. Fiz cursos de panificação e confeitaria na Levain (SP), de confeitaria na Escola do Diego Lozano, fiz um curso de harmonização na Le Cordon Bleu;em Paris e um curso de Massas e Pizzas na Accademia Europea di Firenze na Itália. Tive a oportunidade de viajar por 25 países (por enquanto), o que agregou e agrega muito na minha profissão.

Além dessa matéria, Alimentos ideais para o inverno,
acompanhe também toda semana a Coluna Cozinhatividade e
saiba mais sobre o assunto neste link

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat