BioExtratus
BioExtratus
MMídia destaca 7 ações sustentáveis para deixar seu negócio mais verde

MMídia destaca 7 ações sustentáveis para deixar seu negócio mais verde

Em tempos de busca pela sustentabilidade, conheça algumas práticas que podem tornar o seu negócio mais agradável ao meio ambiente

Trabalhar em conjunto com ações que respeitem o meio em que vivemos tem sido uma prática mais comum a cada dia. Especialmente em tempos em que a palavra sustentabilidade tem sido colocada tão em evidência. Mas, você sabe o que exatamente é um comportamento sustentável? Aliás, sabe ainda quais tipos de práticas sua empresa pode adotar para contribuir com a saúde de nosso planeta e sociedade? Pois descubra isso tudo agora.

Sustentabilidade: o que é?

Embora seja um tema que se tornou comum nos últimos anos, nem sempre sua profusão na mídia é esclarecedora. Assim, muitas nuvens de incerteza ainda rondam o termo. Dessa forma, desenvolvimento sustentável, ou sustentabilidade, é um conceito que trata de nós, seres humanos. Basicamente, é a capacidade que temos de conviver com o meio onde estamos inseridos sem que precisemos degradá-lo.

Mais do que isso, buscando sua preservação e incentivando nossos semelhantes a levarem adiante essa prática. Em suma, é pensar que o mundo também precisa estar aqui para outras gerações e garantir que estas condições sejam as melhores possíveis. Tudo isso, claro, sem deixar de evoluir e crescer enquanto sociedade.

Porém, a sustentabilidade também adquiriu contornos sociais. Assim, o conceito também pede uma postura socialmente justa e respeitadora.

Sugestões de ações sustentáveis para sua empresa

Mas esse conceito de sustentabilidade também se aplica ao ambiente organizacional. Dessa forma, uma empresa que busca se considerar sustentável deve agir de maneira a respeitar o meio ambiente e o âmbito social. Suas práticas devem estar alinhadas ao respeito ecológico e das pessoas em seu entorno — colaboradores, clientes, etc.

Abaixo, listamos algumas práticas que vão contribuir para o fortalecimento de sua empresa neste sentido. Além de contribuírem com o meio em que se encontram, muitas dessas ações sustentáveis podem gerar economia para seu negócio. Confira agora!

MMídia destaca 7 ações sustentáveis para deixar seu negócio mais verde

  1. Invista no Marketing Sustentável

Você sabia que é possível tomar atitudes sustentáveis inclusive quando se trata do marketing de sua empresa? Isso mesmo: algumas atitudes podem ser tomadas visando contribuir com o meio ambiente, atrair mais clientes, e ainda assim construir uma imagem positiva perante os clientes.

Investir em meios digitais ante os tradicionais meios impressos é uma excelente iniciativa. Além do alcance digital ser maior e mais barato, não há a necessidade de gastos com quilos e mais quilos de papel — e todo seu efeito ecológico.

Outra boa saída é o uso de bikedoor. Além do bom alcance que conseguem, por estarem sempre se locomovendo, há o benefício de não haver nenhuma emissão de poluentes.

  1. Eliminar os copos descartáveis

Já se foi a época em que os copos descartáveis pareciam ser a única solução. Incentive seus colaboradores a usarem canecas, copos laváveis ou ainda garrafinhas. Que tal ir um pouco mais longe e conseguir itens personalizados para eles — com a logo de sua empresa? Ao mesmo tempo que eles ficarão felizes com o presentinho, você ainda tem a chance de ter a sua marca exposta por aí.

Ah, vale a mesma dica para qualquer outro material descartável que puder ser substituído para não gerar tanto lixo, ok?

  1. Economizar água e energia

Essa dica é tão boa que nem precisava ser uma dica, deveria ser uma prática comum. Além dos óbvios benefícios financeiros que a prática de um uso econômico tanto de água quanto de energia elétrica, há a clara questão ambiental. Com recursos cada vez mais escassos no planeta, toda economia e uso racional se fazem necessários. Além disso, há ainda a possibilidade da utilização de outras saídas. A energia solar, por exemplo, tem se tornado cada dia mais viável. A economia em relação a energia elétrica tradicional acaba pagando o investimento nos painéis solares em alguns anos. Portanto, nada de equipamentos eletrônicos ligados sem uso, goteiras ou torneiras jorrando água sem necessidade.

  1. Utilize embalagens biodegradáveis

Sua empresa tem costume de utilizar embalagens ou sacolinhas? Então escolha as opções biodegradáveis — aquelas que se decompõe mais rapidamente na natureza. Além do mais, as embalagens desse tipo se transformam em água e CO² quando decompostas — o que não é nada ruim para o meio ambiente.

MMídia destaca 7 ações sustentáveis para deixar seu negócio mais verde

  1. Estimule a reciclagem

Sabe aquelas embalagens que falamos antes? Que tal se elas fossem feitas a partir de reciclagem? Isso mesmo: seja papel reciclado ou até embalagens pet, que podem ser utilizadas pela indústria têxtil. Daí, podem surgir belas caixinhas, sacolas de pano, sacos de papel e muito mais. Além da questão ecológica, as embalagens ficam muito bonitas.

Assim, vale aquela velha recomendação: faça com que seus colaboradores separem o lixo que produzirem. Disponibilize lixeiras ecológicas, cada uma com sua devida cor.

  1. Incentive o uso de meios de transporte alternativos

Todo mundo vai de carro, sozinho, diariamente em sua empresa? Converse com seus colaboradores: os veículos automotores são um dos maiores emissores de poluentes. Dessa forma, é possível encontrar outras alternativas que, inclusive, podem ser mais econômicas para eles: desde utilizar o transporte coletivo, até outros meios como bicicletas comuns e e-bikes. Outra sugestão são as caronas: há funcionários que moram próximos uns dos outros? É só revezar e vir o máximo de gente possível no mesmo carro.

  1. Fomente um espírito consciente em seus consumidores

O constante incentivo dessas práticas acima ajudará a criar em seu colaborador uma consciência ecológica. E essa consciência pode ser multiplicada, uma vez que eles levem essas ações sustentáveis adiante. Mas você também pode colaborar fomentando esse espírito em seus consumidores. Seja por meio de campanhas conscientizadoras, ações pontuais sobre o tema, ou deixando bem claro sua visão e forma de agir perante o assunto. Faça com que seu cliente seja seu parceiro também nessa causa.

Tenha plena consciência de que além de gerar economia no âmbito econômico, essas práticas buscam ir além. Se todos colaborarmos com pequenas práticas cotidianas, talvez possamos reverter um quadro que parece ter final definido. Dessa forma, ganhamos todos. E o planeta Terra agradece!

Sobre o Autor

Endereço: Av. dos Trabalhadores, 116 - Sala 301 - CEP.: 13338-050 - Indaiatuba/SP - Telefone.: (19) 3017-5848

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat