BioExtratus
BioExtratus
Descubra agora os mitos e verdades sobre alimentos congelados

Descubra agora os mitos e verdades sobre alimentos congelados

Tire suas dúvidas e aproveite a praticidade dessa tendência

Você acordou cedo, foi para academia, depois para o trabalho, fez três reuniões, encerrou o expediente, lembrou de passar no supermercado e agora precisa preparar o jantar. Cansativo, não é mesmo? Mas, por sorte, no seu freezer não falta comida congelada. Não dessas industrializadas, mas sim aquela que chamam de “comida de verdade”. O problema é que você já não sabe se aquela carne da semana passada ainda está boa, ou se os legumes ainda contam com seus valores nutricionais.

Não dá para negar que as comidas congeladas se tornaram grandes aliadas das pessoas que vivem na correria. Mas, para que essa praticidade seja bem aproveitada, é importante ficar atento às melhores formas de conservação e ao prazo de validade.

Para lhe ajudar a esclarecer todas essas dúvidas, a Congelados da Sogra fez uma lista com os principais mitos e verdades sobre o tema.

Depois de descongelado, o alimento não pode ser congelado novamente

Verdade: no processo de descongelamento, o alimento fica propenso à contaminação. Por isso, opte por descongelar apenas o que vai consumir.

A melhor forma de descongelar o alimento é em temperatura ambiente

Mito: deixar a comida fora da geladeira aumenta as chances de proliferação de bactérias e a perda de água. O ideal é que o descongelamento seja feito de forma lenta, gradual, e preferencialmente dentro da geladeira.

Alimentos congelados não vencem

Mito: os alimentos, mesmo em baixas temperaturas, sofrem oxidação. Cada um deles tem um tempo de conservação, mas é recomendado que o consumo não ultrapasse de três meses. Uma dica para ajudar a prolongar essa conservação é manter a temperatura do freezer baixa, evitar abrir a porta várias vezes e limpá-lo quinzenalmente.

Todos os alimentos podem ser congelados

Mito e verdade: nesse caso, o que ocorre é que não existe um tipo de alimento que não possa ser congelado. Mas, alguns deles como batata, tomate, maionese, iogurte e alface perdem a textura e o sabor após o descongelamento. É por isso que, muitas vezes, levá-los ao freezer não é recomendado.

Devo esperar o alimento esfriar para congelar

Mito: o ideal é congelar ainda quente, pois quanto mais tempo o alimento fica exposto, maior a chance de contaminação. Não deixe a comida em panelas destampadas e procure congelá-la em no máximo duas horas depois de servida.

Alimentos congelados perdem valor nutricional

Mito e verdade: todo alimento, principalmente as frutas e os legumes, que passa pelo processo de congelamento sofre perda de nutrientes. No entanto, o impacto nutricional é muito pequeno. Além disso, a não ser que você consuma as frutas e os legumes assim que colhidos, até que eles cheguem ao supermercado já perderam nutrientes.

Para assegurar o máximo das propriedades nutricionais, é importante realizar técnicas corretas de embalagem e congelamento.

E você, tem alguma dúvida sobre os alimentos congelados? Envia pra gente para que possamos lhe dizer se é mito ou verdade!

Parceiros

Congelados da Sogra
Av.: Pres. Vargas n 684 
Indaiatuba/SP
www.congeladosdasogra.com.br
(19) 3816 5652   (19) 9 7475 7374 What´sApp
CongeladosDaSogra
CongeladosDaSogra

Sobre o Autor

Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat