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Missoshiro: conheça o prato japonês e seus benefícios para a saúde

Missoshiro: conheça o prato japonês e seus benefícios para a saúde

Gosta da culinária japonesa e ainda não conhece o Missoshiro? Não perca mais tempo e venha conhecer esse delicioso e saudável prato

Ah, o verão se foi. E com o início do outono chegam também as temperaturas mais amenas. Com isso, há toda uma mudança na rotina dos brasileiros. Desde as roupas, até os hábitos alimentares, que passam a valorizar os pratos quentinhos. Na culinária japonesa, uma das receitas que ganha destaque com a retirada do calor é a sopa de missô, ou missoshiro. Ainda não a conhece? Então vem se apaixonar por esse sabor único!

O que é o Missoshiro?

O Missoshiro é uma receita mais do que tradicional no Japão. Lá, ela está tão entranhada na sociedade que é natural ser consumida no café da manhã, almoço e até jantar. Se você estiver gripado então, torna-se mais do que obrigatório seu consumo.

Mas de que é composta essa sopinha que parece ser tão deliciosa? Seu principal componente é o missô, de quem falaremos um pouco mais adiante. Além dele, também há o katsuo-konbu dashi, que é o caldo, feito com alga marinha e peixe.

Porém, saiba que é muito difícil encontrar duas receitas de missoshiro iguais no Japão. Lá, cada pessoa costuma preparar a receita com o acréscimo de ingredientes ao seu gosto.

Missô: ingrediente fundamental

Como dito anteriormente, o missô é o ingrediente principal do missoshiro. Trata-se de uma pasta, produzida basicamente com a fermentação de arroz, cevada e com sal. Além de ser utilizada como base na tradicional sopa japonesa, o missô costuma ser usado como condimento para inúmeras receitas.

Existem diversos tipos de pasta missô, mas duas delas são mais utilizadas no preparo do missoshiro: a pasta missô de cor branca, chamada de shiromiso; e a pasta missô de cor avermelhada, conhecida como akamiso. Mas independente do tipo, elas contêm um sabor característico muito semelhante: o umami.

Peraí… Umami?

Cientistas comprovaram: além do amargo, azedo, doce e salgado, existe um quinto sabor perceptível pelo nosso paladar. Este sabor, extremamente comum na culinária japonesa, foi nomeado com uma palavra da terra do sol nascente. Umami, em japonês, quer dizer saboroso. E esta é uma qualidade que é conferida ao umami especialmente por conta do glutamato monossódico em combinação com outros sabores.

Não entendeu? Experimente um pedaço de tomate e, em seguida, um pedaço de queijo parmesão. Essa mistura de sabores lhe provocam a sensação umami.

Missoshiro e a sua saúde

Um dos fatores que faz do missoshiro um prato tão adorado entre os japoneses — e mundo afora — é a rica composição nutricional do missô. Não acredita? Então olha só tudo de bom que esse ingrediente oriental contém:

  • aminoácidos essenciais;
  • vitaminas do complexo B, principalmente B2 e B12;
  • vitamina E;
  • isoflavona;
  • lecitina;
  • vitamina E;
  • vitamina K;
  • cálcio;
  • ferro;
  • potássio;
  • colina;
  • baixo teor de gorduras e calorias.

Assim, como consequência dessa rica composição nutricional, o ingrediente pode proporcionar vários benefícios à nossa saúde. Dentre os principais, podemos destacar a função desintoxicante no organismo; a limpeza dos pulmões; o auxílio na digestão alimentar; e a função antioxidante.

Quer conferir se esse prato é tudo isso mesmo que parece? Então corra agora para o Daisho Indaiatuba e tire suas próprias conclusões. Mas,

*Texto produzido e otimizado pela Mídia.Crawl.


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