BioExtratus
BioExtratus
Mini Comidas: 6 sugestões de versões em miniatura de pratos conhecidos

Mini Comidas: 6 sugestões de versões em miniatura de pratos conhecidos

As mini comidas têm cada dia sido mais requisitadas para festas. Saiba quais são os motivos para esse crescimento, além de sugestões de pratos

As festas têm mudado seu perfil ao longo dos anos. Antes, eram tradicionais celebrações com grandes banquetes e comida farta; todos se sentavam à mesa, e ali permaneciam reunidos por horas à fio. Hoje, um mundo cada vez mais acelerado exige celebrações que acompanhem essa velocidade afinal. Talvez por isso, já não queremos sequer nos sentar durante muitas das comemorações.

Aliando essa realidade a outras questões de praticidade, as mini comidas se tornaram preferência no cardápio de muita gente. Neste artigo, Yoriko Narimatsu, do Ateliê Taiyo, conta um pouco mais sobre esse tipo de comida e sugere pratos de grande sucesso.

Mini comidas e finger food são a mesma coisa?

Você já deve ter ouvido falar no termo Finger Food. Numa tradução ao pé da letra, são aquelas comidas que você pode comer com os dedos. Ou seja, canapés e petiscos, geralmente servidos em restaurantes, barzinhos e festas. As mini comidas são, sim, um tipo de finger food. Mas, um pouco mais, já que propõem versões reduzidas de pratos conhecidos.

Mini comidas e suas vantagens

Assim como as finger foods, as mini comidas foram criadas para poupar tempo ao consumidor final. Pequenas, podem ser saboreadas de maneira mais prática e permitem a experiência de uma espécie de “menu degustação”.

Outra vantagem das versões menores é a redução do desperdício, já que estimulam a experimentação antes de investir nas versões de tamanho grande sem certeza do pedido.

Pensando em eventos, as mini comidas também são mais fáceis de servir e ajudam a compor uma mesa bonita e apetitosa.

Sugestões de cardápio das mini comidas

É claro que o cardápio vai depender do tipo de festa realizada. Celebrações mais duradouras geralmente pedem por pratos “comuns”, uma vez que as mini comidas funcionariam como petiscos. Mas, se estivermos falando de um evento mais descontraído, vale a pena pensar nestas sugestões:

Mini Hambúrgueres

Feitos com pães e hambúrgueres bem menores do que o usual, são uma boa indicação para festas com crianças. Os pequenos gostam muito desse tipo de comida e, se a preocupação for o exagero, as versões menores podem contribuir com esse controle.

Mini Salgados

Dicas de Mini Comidas Ateliê Taiyô - Coxinhas

Costumam ser sucesso tanto em festas infantis, como aperitivos em casamentos e outros tipos de comemoração. São um acerto ao agradar vários paladares – costumam ser bem variados quanto aos sabores. Coxinha de frango, risoles, quibe, salsicha empanada, opções com ovo e carne moída. Tem para todos os gostos.

Mini Pizzas

Dicas de Mini Comidas Ateliê Taiyô - Mini Pizzas

Podem ser oferecidas em diversos sabores de recheio. Em alguns casos, servem tanto como aperitivos como refeição principal.

Mini Cuscuz e mini refeições

Dicas de Mini Comidas Ateliê Taiyô - Mini Porções

Porções de pratos mais tradicionais também podem ser servidas em substituição aos jantares. Além de ser uma opção mais econômica do que uma refeição comum, proporcionam no convidado o prazer de degustar diversos sabores em uma única oportunidade.

Podem ser mais simples ou mais sofisticadas – vai tudo depender do tipo de festa que estamos tratando. Desde pequenas porções de arroz com legumes, cuscuz, escondidinho, até cardápios mais elaborados como Camarão na Moranga.

Mini Torradas

Dicas de Mini Comidas Ateliê Taiyô - Mini Torradas

As pequenas torradas podem ser servidas como acompanhamento – patês, geléias. Ainda podem ajudar a compor outros pratos. Tudo depende da imaginação e criatividade dos anfitriões.

Mini Doces

Dicas de Mini Comidas Ateliê Taiyô - Mini Doces

Não poderia faltar uma opção de sobremesa. Vale a pena apostar na variedade de sabores. Quer uma dica certeira? Aposte nos doces em copinhos. Mousses, brigadeiros, gelatinas. Assim, mesmo quem é mais avesso aos açúcares vai querer provar uma iguaria dessas.

Aproveite essas sugestões e faça com que seus convidados saiam de barriga cheia. Afinal, de pequeno aqui, só mesmo o tamanho da comida. A satisfação, no entanto, será enorme!

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat