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Meditação e obesidade

Meditação e obesidade

Cabeçalho Coluna Treino com Dani Milani Revista DÁvila

Quando procuramos artigos científicos a respeito de obesidade e o combate à obesidade encontramos mais de 300.000 (trezentas mil pesquisas); sendo mais de 100.000 (cem mil) feitas nos últimos 5 anos. Associado a isso o Ministério da Saúde constatou que houve um aumento de 60% no número de pessoas obesas no Brasil nos últimos 10 anos,;sendo que 55% da população está acima do peso, e cerca de 19% está na faixa de obesidade.

Ou seja, a população (no Brasil e no mundo), está cada ano mais obesa, e consequentemente mais propensa a doenças crônicas não transmissíveis (principalmente doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes) que são responsáveis por mais de 70% das mortes no mundo.

“Mas o que podemos fazer?”

Pois bem, de maneira simples podemos destacar 3 principais pilares para o combate à obesidade,;favorecendo a perda de peso saudável e a melhora na qualidade de vida da população, e são elas:

  • Alimentação Correta
  • Atividade física correta
  • Treinamento mental correto

Estes 3 pilares devem ser trabalhados com o auxílio de profissionais especializados,;que trabalhem em conjunto e que se dediquem a realizar atendimentos personalizados;e que respeitem as individualidades biológicas de cada ser humano.

Destacando o treinamento mental (objetivo deste artigo),;a principal atividade que vem ganhando relevância na última década (apesar de ser uma prática milenar) é a prática da meditação.

“Mas meditar não é coisa de hippie? De quem não tem o que fazer da vida?”

Existem milhares de artigos científicos analisando os efeitos do treinamento mental e da meditação sobre o corpo e a mente humana, comprovando que a meditação é uma ferramenta que todas as pessoas devem utilizar para desenvolver a região cerebral mais nobre do cérebro humano que é o “córtex pré-frontal”; considerando especificamente os efeitos sobre a perda de peso podemos destacar os seguintes benefícios:

  • Redução do nível de estresse
  • Redução da ansiedade
  • Aumento da saciedade com a prática da meditação durante as refeições
  • Modulação dos comportamentos compulsivos consequentes do estresse e ansiedade
  • Melhora da autoestima
  • Melhora do foco nos objetivos traçados dentro dos tratamentos (treinamento físico, dieta e o próprio treinamento meditativo), e melhora na persistência do foco nestes objetivos a médio e longo prazo

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Todos estes efeitos refletem numa melhor modulação dos hormônios e dos hábitos dos praticantes no combate à obesidade. Quando as estratégias de cada profissional envolvido estão coordenadas e são convergentes para um mesmo objetivo, o resultado tende a ser muito mais satisfatório e persistente ao longo do tempo.

Meditação e obesidade

Todos conhecemos alguém que já fez algum tipo de prática voltada para o emagrecimento, alguns utilizam medicamentos, outros se matam na academia, outros entram em dietas e suplementos da moda,;mas na maior parte das vezes o resultado final é a frustração e consequentemente a famosa frase:

“Não funciona nada do que faço, então vou chutar o balde mesmo!”.

A questão é que nosso organismo é multifuncional, e todos os sistemas trabalham de forma integrada e articulada, ou seja, não adianta trabalharmos apenas um dos pilares, pois a tendência é que os resultados sejam limitados e insatisfatórios.

Sendo assim, a meditação e o treinamento mental também se fazem essenciais para o programa de combate à obesidade, perda de peso e ganho de saúde e qualidade de vida, pois uma pessoa que não tem consciência sobre si mesma também não consegue sustentar seu foco nos objetivos traçados, o que faz então com que ela queira resultados imediatistas e não se mantenha firme num programa sério e bem estruturado sobre perda de peso e ganho de qualidade de vida a médio e longo prazo.

Meditação e obesidade

“Mas como a meditação funciona nestes casos?”

Existem diversas metodologias para treinarmos a meditação e a inserirmos em nossa vida diária, mas o principal efeito da meditação é tornar a pessoa mais consciente sobre si mesma, sobre seus aspectos físicos, mentais, emocionais, energéticos e espirituais; e quanto mais a pessoa fica consciente sobre si mesma, mais ela se torna capaz de administrar suas funções, seus objetivos e assim determinar aquilo que realmente trará satisfação e felicidade em sua vida.

Eu já tentei!

“Mas eu já tentei ficar sentado, prestando atenção em minha respiração e esvaziar minha mente e não funcionou, fiquei mais irritado e ansioso ainda! Acho que não sirvo para meditar…”


Meditação e obesidade

Sim, meditar exige treinamento, dedicação e intenção consciente de cada praticante,;mas não existe uma prática absoluta que funciona para todas as pessoas, pelo contrário; como comentado anteriormente, devemos principalmente respeitar a individualidade biológica de cada pessoa e desta forma é importante o auxílio de um bom profissional para identificar;qual destas práticas é mais indicada para a realidade de vida e os tipos de inteligência;predominantes em cada pessoa e o combate à obesidade.

Sim, todos somos capazes de meditar e aprimorar nosso córtex pré-frontal e suas funções complexas que por sua vez serão determinantes em qualquer programa de perda de peso e ganho de qualidade de vida. Dentre estas funções complexas estão nossa capacidade de nos adaptar e resistir a situações adversas (resiliência); nossa habilidade para planejar, organizar e modificar novas rotinas e hábitos. Nossa capacidade de sustentar o foco num determinado objetivo e também nossa função de tomar decisões diante de qualquer tipo de escolha, sejam elas:

  • Ficar em casa assistindo televisão X Ir pra academia treinarMeditação e obesidade
  • Comer fast-food o dia inteiro porque é gostoso X Comer de forma saudável para ter saúde
  • Escolher caminhos imediatistas X Treinar o cérebro para objetivos maiores a longo prazo

Combate à obesidade

Enfim, todas as ferramentas para o sucesso estão à nossa disposição, só que geralmente ainda não temos a consciência de que já as possuímos e também de como utilizá-las, por isso aceite que somos seres fantásticos e que possuímos corpos e saúde maravilhosos, mas entenda que a orientação de bons profissionais (sejam educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, médicos,;coachs, professores de meditação, professores de yoga e diversos outros) é fundamental para o sucesso!

Muito obrigado,

Jorge Scarasati e equipe Metasensus.

Sobre a colunista

Foto Perfil Colunista - Treino com Dani Milani, Mundo Fitness

Meu nome é Daniele Milani, bacharel em Educação Física (CREF 23.682), formada a 12 anos. Mãe de duas filhas lindas, dona de casa, esportista desde criança, atleta de fisioculturismo e apaixonada por alimentação e vida saudáveis.

Hoje sou personal trainer e com essa coluna que ajudar vocês a ter uma vida mais saudável, a chegar ao seu melhor! Vem comigo!!

Tel: (19) 9.9273.9200
Instagram: instagram.com/dani.milani/

Acompanhem quinzenalmente a Coluna Treino com Dani Milani!!

 


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Sobre o Autor

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