Marketing sensorial: 5 maneiras de atingir o sucesso

Marketing sensorial: 5 maneiras de atingir o sucesso

Conheça o Marketing Sensorial e aproveite de suas vantagens para conquistar o sucesso na sua empresa

Sentimentos proporcionam experiências que ficam profundamente cravadas em nossa memória. Seja um cheiro que nos remete à uma bela paisagem, uma música que nos faz lembrar de alguém querido ou uma cor que traz à tona um momento importante, é inegável que os sentimentos podem nos trazer lembranças de momentos muito específicos. Assim, o marketing, que busca criar um forte elo entre consumidor e marca, também soube se aproveitar dessa oportunidade. A essa modalidade, dá-se o nome de marketing sensorial. Nunca ouviu falar dele? Calma. Neste artigo você vai entender do que se trata e acompanhar exemplos de como utilizar essa prática para alcançar o sucesso.

O que é marketing sensorial?

O marketing sensorial é uma ferramenta que visa utilizar dos cinco sentidos humanos para criar um vínculo emocional com o consumidor. Ou seja, por meio de ações que estimulem o tato, o olfato, a visão, o paladar e a audição, ele trabalha para que a marca se estabeleça como uma forte lembrança afetiva para o cliente.

Uma vez que os consumidores estão mais acostumados a receber estímulos visuais, trabalhar os outros sentidos pode ser surpreendente. Por isso, a MMídia traz neste artigo soluções que podem ser incorporadas em um plano desse tipo.

Visão

Os estímulos visuais são os mais comumente utilizados pelo marketing. Além de serem os mais rapidamente captados e interpretados pelo cérebro, eles podem ser aplicados em diferentes formas. Uma grande aliada nesse sentido, e que pode ser utilizada para potencializar o poder que os estímulos visuais exercem sobre o consumidor, é a Psicologia das Cores. Assim, utilizando as cores corretamente, você pode atingir o seu público e agir de acordo com os sentimentos/desejos que pretende extrair dele. Além da tradicional mídia externa, como outdoors e banners, também podem ser utilizados meios menos tradicionais como a exposição da marca em um jogo americano, que aliada a uma bela refeição pode criar um conjunto de boas lembranças no futuro.

Audição

Seja o primeiro beijo, o nascimento de um filho, ou a primeira canção que se recorda ter ouvido em vida, todo mundo tem uma música que faz lembrar determinada situação ou local. Como trilha sonora, os sons nos acompanham em praticamente todo tipo de atividade que exercemos. Então, por que não se utilizar deles para criar uma boa impressão perante o público? Evite propagandas sonoras altas e repetitivas, que em vez de aproximar, afastam as pessoas. Ao contrário, invista em canções suaves para sonorizar o ambiente.

Paladar

Há quem diga que a melhor maneira de atrair alguém é pelo paladar. Então, por que não tentar essa estratégia? Ações de marketing promocional podem fazer essa conexão e contribuir com o reconhecimento de sua marca/produto por meio dos sabores. Ainda que você não trabalhe no segmento gastronômico, um café da manhã numa data especial é sempre visto com bons olhos.

Tato

Aqui estão incluídas desde experiências de quick massage em seu ambiente até itens como almofadas e assentos, além de outros objetos que podem ajudar a valorizar as texturas e experiências de tato.

Olfato

Quem é que não se encanta com um belo perfume? Essa tática pode contribuir muito positivamente com a construção de uma imagem forte para sua empresa/marca. Perfume o seu ambiente com cheiros agradáveis e suaves. Certamente, a sensação confortável de “uma loja com cheirinho de roupa lavada” vai conseguir lugar cativo no imaginário e preferência dos consumidores. Mas, cuidado na escolha: evite cheiros fortes e muito doces, que podem fazer os clientes se sentirem incomodados ou mesmo gerar uma crise alérgica.

Portanto, agora que você percebeu o quão importante o marketing sensorial pode ser para sua empresa, procure investir nele também. Assim, você vai notar que, literalmente, faz muito sentido investir nesse segmento.

*Texto produzido e otimizado pela Mídia.Crawl.


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