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Marketing Promocional: estreitando a relação entre cliente e marca

Marketing Promocional: estreitando a relação entre cliente e marca

Saiba como e porque o marketing promocional pode ajudar a tornar sua marca ainda mais querida e lembrada pelos clientes

Se você deseja que sua marca/produto se aproxime ainda mais de seus clientes, o Marketing Promocional pode ser um grande aliado. Considerada um divisor de águas quando se fala em marketing, essa modalidade tem crescido com o passar do tempo. Mas, ainda há muita confusão quando se trata desse tema: desde a definição até o que é permitido ou não.

E, com o crescimento exponencial dessa ferramenta de marketing, ela se torna cada dia mais uma opção a ser considerada. Então, fique por dentro do assunto e traga seu público consumidor para ainda mais perto de você.

O conceito de marketing promocional

Durante algum tempo, houve grande confusão sobre o que poderia ser considerado marketing promocional. Ainda há quem faça confusão na definição desse conceito; mas em 2011 a AMPRO (Associação de Marketing Promocional), por meio de seu Grupo de Estudos Acadêmicos, chegou à seguinte definição: “Marketing Promocional é comunicação de marca com objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos e serviços”.

É importante esclarecer que aqui, promoção não se trata de desconto, e sim de promover. Também deve ficar claro que o marketing promocional busca, antes de tudo, entregar uma experiência para o consumidor e é por meio dela que o cliente será fidelizado. Mas, a experiência deve ser única, prazerosa, sincera e condizente com o produto/serviço oferecido.

As vantagens do marketing promocional

Atração de Novos Clientes

Como dito anteriormente, o Marketing Promocional busca proporcionar experiências para os clientes. Sendo satisfatórias, o que restarão serão lembranças positivas — o que fará do produto parte da vida do consumidor. Esse é o maior objetivo de toda marca/produto/serviço.

Fidelização de Clientes

A partir do momento em que você conhece o perfil de seus clientes, pode preparar ações personalizadas. É esse toque especial que vai aproximar a marca do cliente, fazendo com que ele se sinta mais especial; único. Assim, aumentarão os laços emocionais entre as partes, um fator preponderante na hora do consumidor escolher que marca deseja consumir.

Fixação da Marca

Sua marca será sempre lembrada por conta das boas ações de marketing que realizou. Ainda que não seja a primeira opção, estará sempre entre as primeiras. Esse é o laço afetivo que uma boa ação promocional pode proporcionar.

Além disso, quando um cliente se torna fiel a uma marca, costuma influenciar o seu entorno a favor dela. Assim, seu alcance vai crescendo de maneira orgânica e natural.

Clientes Interativos

O Marketing Promocional proporciona uma interação entre marca e cliente que pode ser fundamental para o sucesso. Dela, pode-se obter um retorno por parte do consumidor, que vai direcionar onde e como a marca deve agir. Assim, é imprescindível ter definidos os perfis de consumo para saber a linguagem correta para se comunicar.

Liquidação de Estoques

Um bom emprego do Marketing Promocional pode ser eliminar grandes estoques. Produtos parados geralmente não são boa coisa para os proprietários. Por isso, em épocas posteriores a grandes feriados, como o Natal, costumam surgir muitas ofertas.

Aumento no tráfego do PDV

Outra consequência positiva do uso do marketing promocional é o aumento do fluxo de pessoas nos pontos de venda. Sejam sorteios, experimentações, distribuição de brindes: sempre haverão mais pessoas em contato com a marca. E quanto mais pessoas em contato, mais clientes em potencial.

Bloqueio da Concorrência

Ações bem planejadas e executadas vão aproximar o cliente da marca. Consequentemente, vão tirar do campo afetivo do consumidor marcas que não trabalham com a criatividade. Assim, buscar meios diferentes e inovadores de se aproximar do público vai sempre fazer com que seu produto/serviço se destaque diante dos outros. Lembrando que saídas criativas não necessariamente implicam em investimentos maiores.

Ações de Marketing Promocional

Abaixo, seguem alguns exemplos de interação entre marca e cliente, que são considerados Marketing Promocional. Para seu sucesso, no entanto, é necessário ter em mente todos os cuidados já citados anteriormente como: planejamento; tipo de público; perfil de consumidor; disponibilidade de verba e pessoal; segmento do produto/serviço oferecido; alcance da marca.

  • Brindes;
  • Programas de Incentivo;
  • Experimentação;
  • Eventos Promocionais;
  • Ofertas;
  • Concursos/Sorteios.

Código de ética do marketing promocional

O marketing promocional ainda é novidade para parte do mercado. Por conta disso, houve certa complicação quanto à sua conceituação. Além disso, ainda houve muita dúvida quanto ao que poderia ou não ser feito dentro do escopo.

Desse modo, surgiu o Código de Ética do Marketing Promocional, de autoria da AMPRO. Disponível para consulta gratuita na internet, funciona como um guia consultivo das práticas no Marketing Promocional.

Tão importante quanto conhecer essa ferramenta de marketing, é saber quem sabe lidar bem com ela. A MMídia, com sua vasta experiência no mercado, lhe ajudará no sucesso dessa ação. Confira no site da empresa alguns cases e ações realizadas e veja o quão poderoso o Marketing Promocional pode ser.

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