Lixo de 58 países vira arte

Lixo de 58 países vira arte

“Mais do que criar uma paisagem surreal ou fantástica, essas instalações espelham a realidade da nossa atual situação ambiental”

Jogado no mar, o plástico logo sai de vista, mas não desaparece. Carregado pelas correntes, circula indefinidamente e o lixo fica a deriva, além de poluir o meio ambiente. O Programa Ambiental das Nações Unidas, estima que esses detritos constituem 90% de todo o lixo flutuante nos oceanos. Esses lixos colocam em risco a fauna marinha e provocam a morte de milhões de espécies.

Foi essa lixeira flutuante de resíduos de plástico, chegando à costa de Sian Ka’na – paraíso caribenho ao sul de Cancún, na península mexicana de Yucatán, maior reserva protegida pelo governo federal do México e Patrimônio Mundial da Unesco – que chamou a atenção do mexicano Alejandro Durán, radicado em Nova York.

Intenção do Artista

O artista, coletou parte desse lixo e identificou o país de origem de algumas embalagens. Como as garrafas de detergentes, latas de alimentos, frascos de desodorantes e sprays: elas vêm de 58 nações das Américas do Norte e Latina – do Brasil, inclusive –, da Europa, da Ásia, da África e da Oceania.

E transformou o lixo na série fotográfica Washed Up, na qual retrata materiais coloridos imersos na paisagem – às vezes, distribuindo os objetos da maneira que as ondas fariam; em outros momentos, representando-os como algas, frutas, raízes ou rios, refletindo a infiltração do plástico no meio ambiente natural.

O lixo vira arte

“Mais do que criar uma paisagem surreal ou fantástica, essas instalações espelham a realidade da nossa atual situação ambiental”, diz.

A alquimia da coletânea, completa, reside não só na transformação do cenário numa lixeira, “mas no potencial do projeto para sensibilizar e mudar a nossa relação com o consumo e o desperdício”. O lixo transformou a situação preocupante em um pedido de atenção e cuidado por parte da sociedade. A arte e suas varias funções, tem como objetivo mostrar e retratar cenas, momentos e passar uma mensagem sobre algo. Sem duvidas, essa coletânea de fotos retratou muitos conceitos, e conseguiu atingir seus objetivos.

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat