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Limpeza e organização no trabalho: o que isso tem a ver com produtividade?

Limpeza e organização no trabalho: o que isso tem a ver com produtividade?

Como é o seu ambiente de trabalho: limpo e organizado ou sujo e desorganizado? Se a segunda opção foi a sua resposta, saiba que esse pode ser um dos fatores que está prejudicando a sua produtividade. Manter a limpeza e organização no trabalho podem influenciar diretamente na qualidade e eficiência do negócio.


De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa americana Green Building Association, a relação entre limpeza e produtividade dentro de uma empresa é maior do que se pode imaginar. Segundo os dados levantados, o fluxo de trabalho aumenta cerca de 16% se o ambiente estiver limpo; já em uma fábrica, esse número alcança os 40%. Soma-se a isso a própria questão das vendas, que também pode ser afetada pela higiene do ambiente. Em um supermercado, por exemplo, as vendas por m² podem ser até 7% maiores em locais limpos. limpeza e organização no trabalho

Ficou curioso para saber  como isso funciona na prática? Então, acompanhe as 5 razões que a Alternativa Soluções selecionou e entenda como a relação entre limpeza e organização no trabalho podem influenciar na sua produtividade.

Qualidade de vida e saúde dos colaboradores

Poeira e sujeira podem ser responsáveis pelo surgimento de bactérias e microorganismos prejudiciais à saúde. Segundo dados da Universidade de São Paulo, uma pessoa falta ao trabalho, em média, quatro vezes ao ano devido;a problemas respiratórios causados, sobretudo, pelo acúmulo de poeira no local de trabalho.

E não é só isso. Manter a limpeza e organização no trabalho é essencial para a qualidade de vida, uma vez que todos se sentirão mais confortáveis e estimulados.

Primeira impressão

Se a sua intenção é passar uma boa impressão ao seu cliente, comece a organizar sua sala. Receber visita em um ambiente sujo e desorganizado poderá passar a sensação que o seu trabalho é tão descuidado quanto sua empresa. Certamente, isso prejudicará o negócio.

Limpeza gera limpeza

Pode parecer óbvio, mas a limpeza e organização no trabalho estimularão a permanência desse ciclo. Por estarem em um ambiente limpo, todos passarão a se esforçar para mantê-lo dessa forma, já que passaram a perceber os benefícios disso.

Segurança

O risco de acidentes, como tropeções e queda de objetos, é muito maior em ambientes desorganizados. Evite que isso aconteça na sua empresa e passe a priorizar a organização.

Produtividade

Todos os benefícios apontados acima ajudam a desenvolver algo fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa: a produtividade. Conforme as pessoas dentro do ambiente de trabalho se sentem motivadas e saudáveis, melhor será o desempenho delas.

Investir na limpeza e organização no trabalho só trará vantagens para o seu negócio. Nessas horas, contar com uma empresa que ofereça terceirização desse tipo de serviço poderá ser uma ótima escolha! Mas, 

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