BioExtratus
BioExtratus
Jogos educativos são resposta para estímulo cognitivo em idosos

Jogos educativos são resposta para estímulo cognitivo em idosos

Atividades para raciocínio e memória colaboram para a melhora da saúde na melhor idade

 

Quando envelhecemos, nosso corpo e mente entram em um processo de desgaste tornando os músculos e ossos mais fracos, assim como o funcionamento dos órgãos mais lento. No cérebro, as respostas cognitivas são as mais prejudicadas com o passar dos anos. Entre os sintomas estão a perda de memória, falta de atenção e dificuldades relacionadas ao raciocínio lógico.

 

O sistema cognitivo é responsável pelo processamento de informações e, de acordo com Francielen Rodrigues, que é a terapeuta ocupacional no residencial sênior Terça da Serra, cada caso deve ser tratado de forma personalizada com base em uma avaliação individual do idoso. “É preciso compreender os déficits de cada um e só assim criar uma sequência de exercícios e atividades que irão amenizar os sintomas, em casos muito avançados, ou prevenir para que não haja uma perda cognitiva ainda maior.”, relata Francielen.

 

Os estímulos

A avaliação analisa memória, linguagem, fluência e as orientações espacial e temporal. A partir daí, um jogo educativo de encaixe pode ser uma alternativa positiva para o estímulo sensorial de um senhor que está com dificuldades em reconhecer cores e formas. Já o passo a passo de cozinhar um bolo será a atividade certa para uma senhora que está com a memória falhando. E tudo é feito junto do profissional que analisa cada movimento e seus resultados.

 

Rotina de atividades

Mas não adianta praticar uma vez ou outra essas atividades, a rotina colabora para um constante estímulo. “Aqui no Terça da Serra tem essas sessões de terapia ocupacional que são realizadas semanalmente, mas nossos hóspedes participam também de outras atividades como musicoterapia e fisioterapia, além da interação entre eles e com os familiares que os visitam. Tudo isso contribui para prevenção do declínio cognitivo.”, explica a terapeuta.

 

Texto produzido e otimizado por Armazém da Notícia

Crédito foto: Val Vesa on Unsplash

 

Confira também:

Terça da Serra abre unidade em Indaiatuba, a 18ª da rede

Sobre o Autor

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat