BioExtratus
BioExtratus
Jogos educacionais tiram a ideia de que matemática é “chata e difícil”

Jogos educacionais tiram a ideia de que matemática é “chata e difícil”

De acordo com pesquisa da Matific com 537 docentes no Brasil, o uso de plataformas digitais melhora a percepção e  o envolvimento dos alunos

 

O uso de jogos educacionais para o aprendizado da matemática no ensino fundamental, tira ideia de que a disciplina é “chata e difícil”. Aumentando assim, o envolvimento dos alunos na matéria. É o que dizem cerca de 90% dos professores consultados pela Matific, empresa que atua com jogos matemáticos. Isso em cerca de 250 colégios públicos e privados no País, desde a educação infantil até o sexto ano.

De acordo com a pesquisa, realizada com 537 professores do ensino fundamental. Entre julho, agosto e setembro deste ano, 64,8% dos entrevistados afirmam que o uso das tecnologias educacionais também reduz a ansiedade dos alunos em relação à matemática.

 

Dados

Segundo o estudo, 87,3% apontaram que os jogos digitais melhoram a percepção da disciplina. E, para 87,7%, as plataformas mostram que a matemática não é só teórica e tem aplicação prática no dia a dia.

A pesquisa mostra ainda que 98,3% dos professores aceitariam usar mais plataformas tecnológicas para complementar o cronograma de aulas. Embora 42,3% afirmem não receber treinamento algum do colégio. Porém, apenas 8% dizem ter dificuldade em utilizar sistemas digitais em salas de aula.

Do total de professores pesquisados, 58,3% atuam na rede pública de ensino, 35,4% são do setor privado e 6,3% dão aulas em ambos.

 

Vantagens do uso de jogos educacionais no ensino fundamental, segundo os professores

  • Melhora a percepção do aluno em relação à matemática: 87,3 %
  • Tira a ideia de que a matemática é “chata e difícil: 87,5 %
  • Mostra que matemática não é só teórica e tem aplicação prática no dia a dia: 87,7 %
  • Aumenta o envolvimento do aluno no aprendizado da matemática: 90,1%
  • Diminui a ansiedade em relação à matemática: 64,8 %
  • Outros: 8,8%

 

Metade dos alunos tem dificuldade com matemática

Outra pesquisa da Matific mostrou que a dificuldade no aprendizado da matemática afeta mais da metade dos alunos da rede pública de ensino no Brasil. Desde a educação infantil até o sexto ano. Segundo levantamento na plataforma da empresa com quase 36 mil estudantes, 58,6%% dos discentes matriculados no ensino fundamental estão abaixo da média na disciplina.

O estudo foi feito com base no desempenho dos alunos dentro da plataforma Matific. Com um sistema de jogos matemáticos utilizado por cerca de 100 mil estudantes brasileiros.  Atraves de 250 colégios públicos e privados em todo o País.

 

Pesquisa

A pesquisa considerou o volume de erros e acertos apresentados nos primeiros seis meses pelos alunos de 4 a 11 anos. Nos exercícios digitais aplicados em salas de aula, de janeiro a julho de 2017. A plataforma conta com 1,6 mil jogos educacionais de matemática e possui uma média de 50 mil jogos executados por dia nos colégios brasileiros.

Já nos colégios particulares, o desempenho dos alunos não diferente muito do verificado na rede pública. O levantamento mostra que 41,1% dos estudantes também apresentam desempenho abaixo da média em matemática.

Por outro lado, quase 14% dos alunos da rede particular tiveram desempenho máximo, com quase 100% de acerto nos exercícios propostos. E, nos colégios públicos, a nota máxima foi obtida por cerca de 8% dos estudantes.

 

Cenário

Para a psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, consultora da Matific Brasil, o estudo mostra um cenário preocupante da matemática no Brasil. Que se assemelha muito com os dados de avaliações oficiais do governo. “Se o ensino da matemática continuar baseado em decorar e memorizar, os alunos continuarão a ter desempenhos abaixo da média”, comenta.

“Tecnologias como a da Matific promovem uma aprendizagem mais profunda, pois, além de engajá-los em situações cotidianas, estimulam a curiosidade, a exploração, o raciocínio lógico. Além da aprendizagem pela descoberta, em um ambiente lúdico e interativo”, acrescenta.

Ana Paula lembra ainda que os jogos educacionais fornecem aos professores dados de desempenho de seus alunos em tempo real. “Isso permite que o professor personalize as atividades de acordo com o momento de aprendizagem de cada aluno”, conclui.

                                                                               Performance em Matemática
TipoDesempenho
Escolas Públicas58,60%32,66%8,74%
Escolas Privadas41,10%45,36%13,54%
Abaixo da MédiaNa MédiaAcima da Média

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat