BioExtratus
BioExtratus
Instituto CPFL tem cinema, debate e apresentação de piano

Instituto CPFL tem cinema, debate e apresentação de piano

A semana no Instituto CPFL tem sessões de cinema, debate do Café Filosófico e concerto de piano com entrada gratuita

A programação tem início na quarta-feira, 10/04, às 19h. Com a exibição de “Lámen Shop” (Japão/Cingapura/França, 2018, 90 min., 12 anos). Dirigido por Eric Khoo, o filme conta a história de um jovem chef de lámen que deixa sua cidade natal no Japão para embarcar em uma viagem culinária em Cingapura. Lá, descobre também a verdade sobre seu passado. (confira o trailer). A sessão é parte da Mostra Cinema e Reflexão do Cine CPFL, que tem a curadoria de Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho.


Leia também:

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta Alma Brasileira 

Festa do Peão chega e divulga a grade artística


No dia seguinte, 11/04, o Cine CPFL promove uma nova sessão de “Bergman: 100 anos” (Suécia, 2018, 117 min., 12 anos), uma homenagem de Jane Magnusson ao diretor sueco Ingmar Bergman, um dos precursores do cinema moderno, realizada no ano de seu centésimo aniversário, em 2018. (Confira o trailer https://youtu.be/uH1TPmlVzS0).

Circuito CPFL

No mesmo dia, 11/04, o Circuito CPFL leva a Americana (SP) a Carreta Literária, uma biblioteca itinerante equipada com centenas de livros desenvolvida pela Rede Educare em parceria com o Instituto CPFL. Com o objetivo de estimular a leitura, o projeto amplia a importância do livro dentro do universo simbólico de diversos grupos sociais e pretende criar uma nova visão de mundo para as comunidades. A carreta circulará pelo município e receberá inúmeras atividades ao longo do ano. Ao fim deste período, o equipamento e o acervo serão doados para entidades locais.

A primeira parada da Carreta Literária em Americana será na Casa da Criança Jaguari, unidade de educação infantil que atende 410 crianças. Onde vai acontecer a inauguração do projeto, na quinta-feira, 11/04, às 10h30. De lá, a Carreta Literária percorrerá outras 49 escolas, com permanência de uma semana em cada uma delas. Saiba mais

Café Filosófico CPFL

Na sexta-feira, 12/04, às 19h, acontece a gravação do Café Filosófico CPFL sobre “Identidade e desenraizamento”, com o psicanalista Jurandir F. Costa.

Um dos curadores do módulo sobre “Desafios da identidade no mundo contemporâneo”. Costa pretende analisar, do aspecto psicanalítico,  os efeitos do desenraizamento na formação do ego ou da identidade pessoal.

Desenraizamento e enraizamento, segundo ele, têm a ver com a economia afetiva do desamparo, da frustração, da idealização, do fetichismo, da rivalidade fratricida, da projeção paranoica no “outro perseguidor”; ou, ao contrário, na elaboração de formas ricas, solidárias e propícias à sublimação criativa, motor da civilização emancipatória. 

O encontro é aberto ao público em Campinas. E também será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Instituto CPFL (confira abaixo).

Música contemporânea

Já no sábado, 13/04, às 20h, o pianista Amaro Freitas apresenta o concerto “O novo se formando”.

Segundo João Marcos Coelho, curador da série, Amaro descarta o uso fácil dos ritmos empolgantes de sua Recife natal. Ele conhece tudo de maracatu, frevo, baião e coco. Mas estas matrizes tão conhecidas são apenas substrato para um músico que restitui o piano à sua mais autêntica vocação: a de ser um instrumento de percussão.

(Conheça o trabalho do artista).

Saiba mais sobre a apresentação

Exposição

Durante a semana, o público pode conferir também a exposição “Figura e modernidade: Rodin no acervo da Pinacoteca de São Paulo“. O acervo reúne na Galeria de Arte do Instituto CPFL, em Campinas, a coleção completa da Pinacoteca referente ao artista francês.

O conjunto de 10 esculturas originais e 76 fotografias documentais da vida do artista será exibido gratuitamente até 29 de junho. 

A exposição tem a curadoria de Valéria Piccoli, curadora-chefe do museu e conta com recursos educativos desenvolvidos pelo NAE – Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, para uso autônomo. Que estimulam a participação do público de todas as idades, criando novas relações com as obras.

A exposição conta também com visitas educativas mediadas por educadores. Que estarão no local para atender ao público.

O horário de funcionamento é, de segunda e terça, das 9h às 18h; de quarta a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.


Leia também:

UniMAX Oportunidades 2019 acontece no dia 06 de abril

The Hops traz em primeira mão Derico Sciotti em apresentação ao vivo!

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat