BioExtratus
BioExtratus
InspiraDelas discute os desafios das mulheres no mercado de trabalho

InspiraDelas discute os desafios das mulheres no mercado de trabalho

O crescimento do empreendedorismo feminino, as dificuldades encontradas e as perspectivas estão entre os principais temas do evento, que acontece no próximo dia 22 de março, no Vitória Concept Hotel, em Campinas

A necessidade de ter outra fonte de renda ou de adquirir a independência financeira fez aumentar de 38% para 45% o número de mulheres empreendedoras no Brasil nos últimos dois anos, segundo estudo que acaba de ser divulgado pelo Sebrae. A motivação das mulheres e as dificuldades encontradas no cenário do empreendedorismo feminino estão entre as razões que levaram Luiza Coelho e Tibeti Caviglioni a criar o InspiraDelas, o maior evento do interior sobre o mercado de trabalho para mulheres, que será realizado no próximo dia 22 de março, em Campinas. O encontro reunirá profissionais de todas as áreas para discutir desafios, compartilhar experiências de sucesso e inspirar mulheres que desejam dar guinadas nas carreiras ou buscam desenvolver os próprios negócios.

A decisão por empreender e por mudar trajetórias na carreira são dilemas que acompanham profissionais brasileiras em suas rotinas, com o fato de ganharem 22% a menos que os homens na mesma função. O tema é tão oportuno que Luiza Coelho e Tibeti Caviglioni resolveram dedicar a ele uma trilha especial no InspiraDelas: o “Recalculando a Rota”.

“A relação dos profissionais com o trabalho está em constante transformação. Neste cenário, são muitas as mulheres estão dispostas para mudar o rumo de suas carreiras e ganharem a independência financeira, tanto que hoje quase metade dos microempreendedores individuais (MEI) do país é formada por mulheres”, explica Luiza Coelho, organizadora e idealizadora do InspiraDelas, referindo ao estudo do Sebrae que aponta o índice de 48% de brasileiras MEI.

Recalculando a Rota

Para debater o assunto, a trilha “Recalculando a Rota” convida Lucila Lobo, design de carreira, coaching e mediação, Fabíola Artoni, sócia e vice-presidente de Marketing e Supply da Sallus Cosméticos e Marilda Chebabi, desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. A quarta debatedora é Michelle Schneider, gerente de Vendas e Soluções de Marketing do LinkedIn, que há muito tempo inspira mulheres com a sua experiência.

Algumas análises de Michelle abordam o “profissional do futuro”. Em uma palestra recente, ela afirmou que 47% dos empregos tendem a desaparecer nos próximos 20 anos, dando lugar a trabalhos realizados por inteligência artificial. Diante de uma realidade de difícil compreensão, mas que está em curso há algum tempo no mercado, a executiva demonstra que as “habilidades do futuro serão as habilidades comportamentais”. Criatividade, pensamento crítico, trabalho em equipe fazem parte desse script.

Outra palestrante que promete inspirar muitas mulheres é Nina Silva, que vai conduzir o tema “o que é sucesso para você?”. Na lista das cem pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo e uma das vinte mais poderosas do Brasil, Nina é a criadora do movimento Black Money. Um dos propósitos do Black Money é estimular a inovação envolvendo empreendedores e jovens negros para o estabelecimento de diferenciais competitivos no mercado.

Painéis

Além das trilhas, os painéis trarão à tona temas recorrentes na vida de muitas profissionais. Um dos mais concorridos no InspiraDelas é “A maternidade como fator determinante para uma nova carreira”. Para o debate, as organizadoras convidaram Poly Pinheiro e Michelle Occiuzzi, da rede Mães Amigas, Cris Ferrari, idealizadora da rede De Saia, e a psicopedagoga Clara Freitas.

Carreira conciliada com maternidade é um assunto polêmico e desafiador entre as mulheres. Para o público do InspiraDelas, mães ou não, as participantes do painel trazem experiências inspiradoras e contam como se reinventaram na busca por outros propósitos inovadores para viverem plenamente o trabalho e a maternidade.

PROGRAMAÇÃO

A programação do InspiraDelas propõe um mix de conteúdos dividido em painéis e trilhas: “De crachá”, “Cartão de visita” e “Recalculando a rota”. Todos os encontros serão conduzidos por palestrantes convidadas. “Nessas palestras, vamos proporcionar o networking entre diversas profissionais, mostrar histórias reais de executivas e de empreendedoras e falar sobre a experiência de quem largou tudo em busca de um propósito”, resume a organizadora Tibeti Caviglioni.

Keynote

Dra. Silvia Brandalise – Médica fundadora do Centro Infantil Boldrini

Margareth Goldenberg – Gestora Executiva do Movimento Mulher 360

Mafoane Odara – Coordenadora de projetos da área de enfrentamento às violências contra as mulheres e meninas do Instituto Avon

TRILHAS

De crachá

Os desafios para emergir na carreira, o empenho por oportunidades e reconhecimento profissional na estrutura das empresas e as discrepâncias salariais são alguns dos temas discutidos nesta trilha. Para conduzi-los, o InspiraDelas convida profissionais que se tornaram lideranças inspiradoras no mundo corporativo.

Palestrantes

Paula Paschoal – Diretora geral do Paypal Brasil

Bia Bottesi – Diretora de Marketing e Comunicação da Coca-Cola Company

Sara Carneiro – Gerente de operações da Petrobras Transportes

Carolina Kia – Sócia e CEO da WEME Corporate – aceleradora de inovação corporativa

Cartão de visita

Nesta trilha, dedicada a profissionais que nunca se viram trabalhando para os outros ou que trocaram o crachá pelo cartão de visita, as convidadas do InspiraDelas discutem os desafios de empreender e os conhecimentos multidisciplinares que fazem a diferença no dia a dia profissional. Lições e dicas para quem busca criar ou alavancar o próprio negócio também fazem parte deste módulo.

Palestrantes

Fabi Saad – Fundadora do blog Mulheres Positivas, do Estadão

Susi e Marina Dal Molin – Fundadora e visual merchandising do Grupo Artzzi

Tábata Boccatto – Diretora de Comunicação e Relacionamento da TGB Comunicação

Mônica Sousa – Diretora executiva da Maurício de Sousa Produções

Roberta Vilaça – Founder do Go On Office

Vivi Duarte – CEO do Plano Feminino e colunista da revista Maria Claire

Recalculando a rota

A relação dos profissionais com o trabalho está em transformação. Neste cenário, são muitas as mulheres que expressam disposição para mudar o rumo de suas carreiras. Múltiplas possibilidades, perspectivas, novas maneiras de atuar no mercado de trabalho são alguns assuntos discutidos nesta trilha pelas convidadas do InspiraDelas.

Palestrantes

Lucila Lobo – Design de carreira, coaching e mediação

Fabíola Artoni – Sócia e vice-presidente de Marketing e Supply da Sallus Cosméticos

Michelle Schneider – Gerente de Vendas e Soluções de Marketing do Linkedin

Marilda Chebabi – Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

Nina Silva – Founder Movimento Black Money, Project Manager da ThoughtWorks e uma das 20 brasileiras mais poderosas pela Revista Forbes

PAINÉIS INSPIRADELAS

A maternidade como fator determinante para uma nova carreira

Poly Pinheiro e Michelle Occiuzzi, da Rede Mães Amigas

Cris Ferrari, idealizadora do De Saia

Clara Freitas (Educação empática)

Empoderamento e liderança feminina: o que as empresas estão fazendo por esta causa

GPTW + Empresas

Como a aposta no time feminino ajudou a Mutant a ser a maior empresa de Customer Experience do Brasil

Brenda Fucuta – jornalista
Patrícia Menezes – diretora de RH da Mutant
Tatiana Sanchez – diretora de Facing da Mutant

SERVIÇO

InspiraDelas

Dia 22 de março, das 8h30 às 18h
Vitória Hotel Concept Campinas
Av. José de Souza Campos, 425, Nova Campinas, Campinas (SP)

Informações e inscrições
https://inspiradelas.wordpress.com

Cota Social

A organização do InspiraDelas reserva algumas vagas com inscrição gratuita para mulheres que são mães; moradoras de Campinas e região; e também para aquelas que estejam desempregadas há mais de um ano.

Informações e inscrições
https://inspiradelas.wordpress.com/cota-social/


Leia também:

Ecossistema brasileiro não é favorável para startups nacionais

Washington, Pequim e a Nova Dinâmica do Comércio Internacional

 

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat