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Qual a importância de inserir sua empresa no mundo digital?

Qual a importância de inserir sua empresa no mundo digital?

Já pensou em inserir o seu empreendimento no mundo digital, mas tem receio? Perca o medo conhecendo as vantagens e a importância desse passo

Embora o mundo digital esteja em alta, ainda há quem demonstre resistência a ele. Segundo o IBGE, cerca de 65% dos brasileiros com mais de 10 anos de idade são usuários de internet. Esse dado comprova que embora haja um crescimento nesse percentual nos últimos tempos,  ainda são muitas as pessoas fora do ambiente virtual. Isso representa um potencial muito grande para ser deixado de lado, concorda?

Pensando nessa enorme fatia de mercado, decidimos separar alguns motivos do porquê vale tanto a pena investir no marketing digital. E esse artigo vai mais além: aqui você encontra também dicas práticas de como cair de cabeça nesse universo desconhecido. Confira agora!

Por que investir no marketing digital?

Existem diversos fatores que podem lhe influenciar positivamente a ingressar no mercado digital. Além de não ficar para trás em relação à concorrência (que provavelmente já aderiu às praticidades eletrônicas), listamos mais 5 razões para você levar em conta.

Valorizar sua marca

O principal motivo para adentrar no mundo digital, com certeza, é valorizar sua marca.

Construir um bom site demonstra profissionalismo e traz vantagem perante outros concorrentes.

Além disso, você também poderá utilizar a internet para reforçar valores de sua empresa. Por meio do marketing de conteúdo, será possível demonstrar conhecimento e domínio em assuntos pertinentes. Consequentemente, seus clientes passarão a lhe ver como autoridade do assunto.

Ser facilmente encontrado

A internet permite que você conheça melhor seu público-alvo e, por conta disso, foque nele. Assim, construindo um conteúdo relevante e devidamente otimizado, poderá ser encontrado facilmente nos mecanismos de busca.

Esse é um meio que pode trazer muitos “desavisados” para seus canais — que, encontrando um conteúdo agradável, poderão ser convertidos em clientes.

Construir reputação e relacionamento

A partir do momento em que o potencial cliente opta pelo seu conteúdo, e não o de um concorrente, nasce uma relação. Esse relacionamento precisa ser bem cultivado para que dê bons frutos. Assim, é imprescindível que o conteúdo tenha qualidade, objetividade, esteja otimizado e bem classificado. Também é preciso haver meios de atrair a atenção do cliente, como promoções, vantagens e outras formas de fazer com que ele queira voltar. Além disso, investir em um bom atendimento é investir na propaganda boca a boca e a repercussão positiva em redes sociais, por exemplo, pode atrair muita gente!

Melhor relação Custo/Benefício

Quando comparada a meios tradicionais como TV, rádio e jornal, a internet é bem mais barata. Especialmente no que diz respeito à publicidade — um post patrocinado do Facebook custa substancialmente menos do que uma inserção em outra mídia. Além disso, há ainda a vantagem de trabalhar com públicos segmentados por interesses. Assim, as chances de sucesso são bem maiores do que em mídias que atingem públicos diversos, como rádio ou TV.

Maior disponibilidade

Digitalmente, você está disponível 24h/dia, 7 dias por semana. Se durante a madrugada um cliente deseja obter mais informações sobre um produto, ou mesmo comprá-lo: lá está seu site/rede social e a possibilidade de uma venda. Tudo isso, aliado à comodidade que um Smartphone pode proporcionar ao cliente.

Como inserir seu negócio no mundo digital

Chegando até aqui, você deve estar se perguntando “como posso colocar em prática isso tudo?”. Não precisa se preocupar: separamos algumas dicas valiosas de onde vale a pena investir no mundo do marketing digital.

Construa um blog

Criar um blog pode atrair um grande montante de público para seu negócio. Além de conteúdo de qualidade, o marketing de conteúdo pode estreitar o relacionamento com seu público. Conhecendo-o melhor, você conseguirá falar diretamente com ele. Assuntos de seu interesse, tratados com expertise, são a fórmula para o sucesso nesse segmento.

Mas, saiba que bom conteúdo não é o suficiente. Ele precisa estar alinhado dentro de algumas diretrizes que o farão ter destaque em mecanismos de busca. Aí se faz a importância de otimizar seus textos de acordo com as regras de SEO (Search Engine Optimization). Tamanho, formatação, uso de palavras-chave, escaneabilidade e links internos e externos. Vale a pena se informar melhor sobre o assunto. Com uso constante, vai aumentar organicamente o número de acessos a seu conteúdo.

E-mail marketing

O interessante de se trabalhar com o e-mail marketing é poder falar diretamente com seu público. Com uma estratégia bem traçada, este pode se tornar um excelente canal de comunicação com quem se interessa pelo que você tem a dizer.

É importante lembrar que não é recomendado comprar listas de e-mail. Essa prática é considerada invasiva por alguns clientes, e tende até a afastá-los de sua marca. Portanto, faça questão de construir sua própria lista de contatos.

Redes Sociais

Levando em consideração que o Brasil é o país que mais acessa rede sociais na América Latina, há de se imaginar o quão grande seja esse mercado. Isso porque quase todos os brasileiros com acesso a internet se utilizam de redes sociais. Assim, é impossível deixar de lado essas plataformas quando se pensa no mundo digital. É seu dever fazer com que o uso delas se torne acesso em seu site/conteúdo.

Ainda tem dúvidas se vale a pena ou não investir na entrada de sua empresa no mundo digital? Pense bem nos prós e contras. Optando por embarcar nessa jornada, procure auxílio de especialistas.

Sobre o Autor

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