BioExtratus
BioExtratus
Indaiatuba recebe o evento Startup Weekend

Indaiatuba recebe o evento Startup Weekend

Edição da maior maratona de empreendedorismo e inovação do mundo acontece entre 12 e 14 de abril

Indaiatuba, município reconhecido pelo forte polo industrial, dá seu primeiro grande passo em direção à “nova economia”.  E à construção do próprio Ecossistema de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia para o estimulo à novos negócios, empregos e geração de valor, como já é a realidade de outras cidades brasileiras como Belo Horizonte e Florianópolis. O Startup Weekend (SW) é uma jornada de imersão de 54 horas, em que os participantes são desafiados a transformar uma ideia de negócio em uma startup durante um final de semana.

O Startup Weekend

O programa é uma iniciativa da aceleradora americana Techstars e organizado por voluntários locais. A 1ª edição do SW Indaiatuba acontece no próximo final de semana, entre os dias 12 e 14 de abril, no Colégio Objetivo, e já conta com 80 inscritos.

Só em 2018, foram realizadas 130 edições, em 99 cidades do país, com mais de 12.000 participantes. As startups brasileiras nascidas no evento já captaram mais de R$260 milhões em investimentos, entre elas casos de repercussão de mercado como Easy Táxi, Agrosmart (sediada em Campinas) e Agenda Edu.


Leia também:

Workshop para mulheres empreendedoras

Conheça a programação de Páscoa no Ski Mountain Park 


Dinâmica

As atividades começam na sexta, quando cada participante faz um “pitch” (fala de apresentação) de 1 minuto. Assim, expondo sua ideia ou projeto que pode se tornar um negócio.

As propostas são analisadas e votadas pelos participantes e em torno das melhores são formados os times de trabalho.

No dia seguinte, com ajuda de mentores (profissionais e empresários experientes), os times começam a validar e transformar a ideia em um modelo de negócio. É no sábado que os participantes colocam a “mão na massa”, vão à campo recolher informações e aplicam os conhecimentos e metodologias indicadas.

Para acompanhar o trabalho, que vai noite à dentro, os grupos são Para acompanhar o trabalho, que vai noite à dentro, os grupos são abastecidos pela organização do evento com muita pizza.

Além de cinco coffee breaks, três refeições completas e algumas surpresas durante o evento.

Chegado o domingo, é momento de preparar os pitchs, agora apresentados por toda a equipe, com tempo de 3 a 5 minutos. O objetivo é atrair e convencer os jurados – e possíveis investidores – a “comprarem” suas ideias.

De acordo com Leonardo Pinheiro, porta-voz do grupo organizador, Indaiatuba tem grande capacidade para o desenvolvimento de novos negócios e até para a implantação de um parque tecnológico.

“Nós queremos unir os três pilares do ecossistema de inovação, empreendedorismo e tecnologia; eles são: governo, setor privado e o meio acadêmico. Optamos por trazer um evento de porte mundial para dar ainda mais densidade para isso e estamos contanto com o apoio de todas as partes”. A Prefeitura Municipal de Indaiatuba é apoiadora do evento e já vem desenvolvendo um cronograma de atividades junto aos organizadores nos últimos seis meses.

Potencial e apoios ao evento

O potencial de um ecossistema de inovação em Indaiatuba atrai a atenção não apenas dos empreendedores locais. A startup Efficay IT, de São Paulo, se interessou em patrocinar o evento para estimular a formação de talentos locais.  A também ajudar a retê-los em Indaiatuba, onde pretende instalar um núcleo de programação de suas soluções.

“Somos uma empresa provedora de automatização de tarefas e gestão de armazéns e distribuição logística. O fato de Indaiatuba começar estimular pessoas e projetos em inovação e tecnologia faz todo sentido para nós. Por isso estamos apoiando os organizadores a plantarem essa semente, que poderá dar muitos frutos para a cidade”. Explica Fábio Lima, CEO da Efficacy IT.

Premiações para as startups

O Startup Weekend tem como premissa não oferecer prêmios em dinheiro, mas sim mais formação e informação. Na primeira edição de Indaiatuba, o projeto vencedor ganhará uma bolsa de estudos integral no curso Master Business Inovation da UFSCar, para um dos integrantes. Esse prêmio pode ser dividido entre os demais participantes do grupo. Uma bolsa integral no Programa de Aceleração Early Stage do Founder Institute, em Campinas.  E também uma consultoria de gestão contábil da empresa JML Consultoria Contábil e Fiscal, durante seis meses, para apoio na estruturação administrativa do negócio. Os segundo e terceiro colocados terão a oportunidade de realizar imersões em startups já em atividade do ecossistema de inovação de Campinas.

“Para todos os participantes do Startup Weekend Indaiatuba, sejam eles vencedores ou não, conseguimos bolsas de 50% no Founder Institute. E, além disto, garanto que a segunda-feira pós-evento será diferente para todo mundo. Eles vão acordar podendo iniciar seus projetos de novos negócios de maneira muito mais concreta. Junto aos novos amigos ou possíveis sócios que conheceram no final de semana. No mínimo, levam a experiência e vivência adquiridas para suas vidas profissionais e pessoais. É transformador”, conclui Leonardo Pinheiro.

 

Serviço

Startup Weekend Indaiatuba

Dia 12, 13 e 14 de abril (sexta à domingo)

Colégio Objetivo Indaiatuba

Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, 1400

Informações no site


Leia também:

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta Alma Brasileira

Festa do Peão chega e divulga a grade artística

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat