BioExtratus
BioExtratus
Imunovacin fala sobre a vacina meningocócica e sua importância

Imunovacin fala sobre a vacina meningocócica e sua importância

Saiba qual a importância da vacina meningocócica para bebês e crianças

A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) certamente está entre as doenças imunopreveníveis mais temidas. Ela é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea. Provocando meningococcemia — infecção generalizada. De 1.500 a mais de 3 mil brasileiros são acometidos todos os anos. Pessoas não vacinadas de qualquer idade são vulneráveis. Mas no Brasil a DM é mais frequente entre crianças com até 5 anos.

Prevenção

A vacinação é a principal forma de prevenção da doença meningocócica. As vacinas contra os tipos (sorogrupos) A, B, C, W e Y são seguras e com boa eficácia (em média, mais de 95% dos vacinados ficam protegidos). Mas, se sabe que a proteção gerada pelas vacinas conjugadas (meningocócica C e ACWY) não é para toda a vida. O mesmo acontece com quem teve a doença, ou seja, a quantidade de anticorpos cai ao longo do tempo e o indivíduo deixa de estar protegido. Daí a importância das doses de reforço conforme as recomendações das sociedades brasileiras de Imunizações (SBIm) e Pediatria (SBP).

A SBIm e a SBP recomendam preferencialmente a vacina meningocócica conjugada ACWY para crianças aos 3, 5 e 7 meses, e três reforços: entre 12 e 15 meses, entre os 4-6 anos e aos 11 anos de idade. Crianças acima de um ano e adolescentes não vacinados anteriormente também precisam se proteger com duas doses da vacina ACWY e duas da meningocócica B. Apesar de mais raramente, adultos também podem adoecer. Para eles, essas vacinas estão recomendadas em situações de surtos ou viagens a locais de risco para DM.

Sobre a Imuno Vacin

A ImunoVacin é a sala de vacinas do Centro Médico São Camilo. A tradicional qualidade já prestada em serviços médicos de Pediatria e de Pronto Atendimento do Centro agora também se estende a vacinação, imunização humana, assessoria materna e laserterapia. Busca oferecer às pessoas a oportunidade de viver uma vida saudável, produtiva e segura através da imunização contra diversos tipos de doenças, vírus e bactérias.

ImunoVacin
Rua: dos Andradas n 484
Cidade Nova I – Indaiatuba/SP

(19) 3801.4368
www.imunovacin.com.br
ImunoVacin
imunovacin

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat