BioExtratus
BioExtratus
Cozinhatividade: Grãos …

Cozinhatividade: Grãos …

Banner Cozinhatividade por Cheg karina Bertocco Página de potagem

Por acaso você costuma deixar os grãos de molho em água antes de cozinhá-los? Você sabe o porque que nutricionistas, cozinheiros e até alguns médicos  recomendam este procedimento?

Hoje resolvi vir aqui falar um pouquinho sobre grãos…. Nenhum em específico, mas a dica serve para todos os cereais! Muitas vezes posto fotos nas minhas redes sociais hidratando grãos antes de cozinhá-los e muita gente me pergunta sobre este procedimento. Por isso hoje resolvi escrever sobre isso!

Por acaso você costuma deixar os grãos de molho em água antes de cozinhá-los? Você sabe o porque que nutricionistas, cozinheiros e até alguns médicos  recomendam este procedimento?

Todos os grãos, na verdade todos os cereais possuem um ácido orgânico chamado ácido fítico. Esse ácido pode bloquear o organismo na absorção de nutrientes extremamente importantes como o zinco, cálcio, Magnésio e ferro. Ou seja, esse ácido age como um anti-nutriente, fazendo com que mesmo que seja consumido grãos em excesso, você não os absorva e perca todos os benefícios, além de poder causar alguns problemas intestinais como o SII que é a síndrome do intestino irritável.

Por isso é recomendado deixá-los de molho de 8 a 48 horas, mas isso varia e muito de acordo com o grão, como por exemplo o Grão de Bico, que deve ser deixado de molho por 48 horas, trocando a água a cada 8 horas. Com essa prévia hidratação de água e algumas gotinhas de limão, esse ácido é neutralizado e assim os benefícios nutricionais desses grãos aumentam significativamente. Já o feijão eu costumo deixar de molho por 24 horas, a lentilha 12 horas.

Coluna Cozinhatividade Grãos por Chef Karina Bertocco

Molho

Depois de deixar de molho e eliminar a água, deve-se cozinhar em panela imerso em água limpa… Particularmente eu sou contra panela de pressão,;pois os grãos cozinham muito rápido, e não há tempo suficiente para hidratá-los durante o processo de cocção,;além de você não poder controlar o  ponto certo  que deseja! Não adianta, gosto mesmo é de feijão cozido lentamente em panela de ferro! Mas, use a que for melhor para você.

Depois desse processo você pode consumir esses grãos tranquilamente, mas sempre lembrando que não adianta ingerir muitas fibras em cereais e grãos integrais se você não beber água. Ela auxilia esses alimentos a realizarem suas funções e conseqüentemente é fundamental para o bom funcionamento do seu intestino. Além de inúmeros outros benefícios…

Então é isso aí… Espero que daqui para frente sempre tenha grãos hidratando em sua casa!

 

Sobre a Colunista Chef Karina Bertocco

Chef Karina Bertocco Coluna Cozinhatividade foto perfilEu sou Karina Bertocco e um detalhe importante que diz muito da minha personalidade é sobre minha origem, da qual me orgulho muito. Venho de uma família italiana do bairro da Mooca em São Paulo, e desde pequena me realizo na cozinha ajudando as minhas avós a fazer um delicioso Gnocchi, ou o maravilhoso Crostoli Italiano, massa fresca ou até mesmo um simples bolo de chocolate. Eu sou completamente apaixonada por cozinha e na arte de receber pessoas, qualidade que com certeza herdei dos meus pais que são excelentes anfitriões.

Para me profissionalizar cursei gastronomia na Anhembi Morumbi em São Paulo, trabalhei no;Clube Med em Trancoso, na cozinha do grupo Leopoldo em São Paulo, fui sócia proprietária de restaurante também em São Paulo e;hoje em dia da Karina Bertocco Gastronomia em Indaiatuba/SP. Fiz cursos de panificação e confeitaria na Levain (SP), de confeitaria na Escola do Diego Lozano, fiz um curso de harmonização na Le Cordon Bleu;em Paris e um curso de Massas e Pizzas na Accademia Europea di Firenze na Itália. Tive a oportunidade de viajar por 25 países (por enquanto), o que agregou e agrega muito na minha profissão.

Acompanhe toda semana a Coluna Cozinhatividade e
saiba mais sobre o assunto neste link

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat