BioExtratus
BioExtratus
Geração Z: como atrair e conquistar esse novo consumidor

Geração Z: como atrair e conquistar esse novo consumidor


A Geração Z nasceu com a tecnologia na palma da mão, acesso à informação e independência na hora das escolhas — e o mercado de consumo deve se adaptar a isso


Você sabe quem é a tal da Geração Z? Segundo alguns sociólogos, essa geração compreende os nascidos entre 97, 98 e meados da década passada. Não há um consenso, mas geralmente aqueles que hoje têm até 20 anos de idade estão inseridos nessa categoria.

Pode parecer que não, mas saber em que categoria as pessoas se enquadram de acordo com a época em que nasceram importa muito. Isso porque perfis de comportamento são traçados com base nesses dados – embora sempre existam exceções à regra, já que cada pessoa tem suas particularidades. E é com base nesses perfis de consumo que grandes empresas podem traçar quais serão suas próximas ações, tanto para atrair quanto para fidelizar esse novo nicho de mercado.

Diante dessa realidade, podemos dizer que embora grande parte da Geração Z ainda não seja consumidora em si, ela exerce grande influência em quem tem o poder de compra;– segundo relatório do banco Goldman Sachs, 93% dos pais se dizem influenciados pelos filhos.

Assim, é de fundamental importância entender como pensa, como age e o que deseja a Geração Z. Acontece que, além dela, você já deve ter ouvido falar num outro grupo…

Millennials versus Geração Z

Sim, até pouco tempo, os Millennials eram o foco principal quando se falava em comportamento. Também conhecidos como Geração Y, os nascidos entre as décadas de 80 e 90 ditavam as tendências de consumo e comportamento.

Nascidos numa época de transição, os Millennials viram a internet surgir e tomar conta do planeta. Ainda se adaptando a tecnologia, e a todo o escopo de possibilidades que ela trouxe, aproveitaram marés econômicas não tão positivas. Talvez por conta disso, uma de suas características sempre foi a dificuldade em deixar a casa dos pais, ou a capacidade de retornar a ela em curtos períodos de tempo.

Mas o tempo passou e os Millennials começaram a ter filhos. O cenário global foi mudando — a tecnologia na palma da mão deixou de ser novidade para se colocar como um fato estabelecido; as crises econômicas foram superadas –  algumas delas –; e o otimismo passou a tomar conta do mercado financeiro.

Assim surgiu a Geração Z, e com eles, a necessidade de mudanças. O mercado agora tem de se adaptar ao futuro do consumo. E esse futuro é mais efêmero do que nunca.

Principais características da Geração Z

Nascidos com a tecnologia na palma da mão – agora, literalmente – eles não conhecem um mundo sem internet: os mundos online e offline se confundem e se tornam um só.

Costumam ser mais pragmáticos; mais pé no chão. São menos idealistas que os pais — talvez, por terem crescido sob a ótica das crises financeiras que os genitores enfrentaram.

Além disso, têm forte preferência por questões como sustentabilidade, diversidade — o que pode influenciar diretamente no que e como eles consomem.

Como todo jovem comum, a Geração Z quer ser ouvida. Mas, diferente de gerações anteriores, hoje há diversos meios para isso. Então, relações mais próximas, e especialmente transparentes entre marcas e consumidores tendem a se fortalecer. Afinal, imprevisíveis como são, qualquer apego que puder ser desenvolvido, pode ser um grande trunfo no futuro.

Como o mercado pode se adaptar ao novo perfil de consumidores?

Segundo a agência Engarde, nos próximos dois anos, a Geração Z será responsável por 40% dos consumidores. Isso fará deles o maior grupo de consumo. E essa nova forma de consumir já está delineada: a internet será o principal meio.

Honestidade

Nesse cenário, é importante considerar que esses jovens prezam pela honestidade e identificação com as marcas. mas, ao mesmo tempo em que gostam e se sentem próximos do que lhe é comum, sabem discernir quando estão tentando “forçar a barra para se enturmar”.

O site Mashabble conversou com especialistas em consumo para tentar dar algumas dicas do que está por vir. Em primeiro lugar, a internet terá ainda mais força – se as compras virtuais têm crescido, vão se tornar primeira opção para consumidores que cresceram usando desta prática; e mesmo os produtos e serviços adquiridos através do varejo tradicional terão seu toque digital: os pagamentos tendem ainda mais a ser feitos de casa, pelos smartphones.

Outra tendência traçada pelo estudo da Mashable, que se comprova verdade, é a forma de comunicação das empresas para com os consumidores. Hoje, as mensagens de texto nos smartphones têm sido um dos maiores canais de conversa entre fornecedor e cliente.

Também deve se fortalecer a comunicação visual. Em um ambiente onde milhares de marcas buscam a curta atenção do cliente, apelar para imagens e visual é a saída para se destacar.

Autenticidade

Mais uma característica, estritamente atrelada aos consumidores da Geração Z, é a autenticidade. Jovens buscando a diferenciação tendem a consumir aquilo que é diferente, novo e único. Os padrões vão sendo deixados cada vez mais de lado.

Ainda no campo do que a Geração Z consome, há a questão do compartilhamento. Eles buscam socializar bens, produtos e serviços. Basta ver quantos jovens emprestam suas senhas de serviços de streaming de música, vídeos e games. Planos familiares também são bastante procurados, pois geram economia na ponta do lápis. E é claro: sempre que houver a possibilidade de não pagar por um serviço, assim será. As alternativas gratuitas sempre serão prioridade.

Assim, é de fundamental importância se manter antenado às mudanças de comportamento e tendências. Ainda que passageiras, elas acabam influenciando o mercado de consumo. E num mundo que caminha na velocidade das transmissões de fibra óptica, estar desatualizado pode significar o fracasso comercial.

Sobre o Autor

Endereço: Rua XV de Novembro, 1112 - sala 2 - CEP.: 13330-070 - Indaiatuba/SP - Telefone.: (19) 40420-0897

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat