BioExtratus
BioExtratus
Exercícios para melhoria de arpejos e dedilhados

Exercícios para melhoria de arpejos e dedilhados

Dicas para melhoria nos arpejos e dedilhados da mão direita com exercícios de Técnica diária

Introdução:

Fala galera tudo bem? Você que é violonista e tem procurado melhorar o som que faz com seu instrumento, que tem buscando melhoria nos arpejos e dedilhados da mão direita e não encontra.dicas de como fazer isso, vem comigo que posso te ajudar!!

O Violão é um instrumento complexo como qualquer outro, mas quando se trata de conseguir tirar um bom som, acredite, ele torna-se mais complexo ainda!
O violão pertence à família dos instrumentos de cordas dedilhadas, assim como a guitarra, bandolim,.cavaquinho entre outros, e nesse caso para tirar um som muito bonito, só depende de nós mesmos,.sim, eu disse nós mesmos, há muitos fatores que influenciam para que isso ocorra, por exemplo:

  • Tamanho da unha.
  • Ângulo de lixamento
  • ângulo de como irá aferir as cordas
  • Como está o polimento das unhas

Tipos de sons almejados:

A beleza do violão muito bem tocado está naquele som doce, equilibrado.e extremamente limpo, aquele som que conseguimos ouvir com clareza cada nota tocada, e pra quem ouve, isso é o que realmente.interessa, e diante disso eu quero contribuir com algumas dicas e estudos de mão direita, assim poderá praticar e buscar a melhoria.que tanto deseja!
Mas o importante de tudo isso é saber que para alcançar bons resultados é.necessário um estudo contínuo, diário diante destes exercícios, e não podemos esquecer que leva tempo pra adquirir uma técnica apurada!

Finalidade dos exercícios:

Bom, os exercícios que iremos trabalhar são exercícios básicos, mas que tem uma grande finalidade, por exemplo:

  • Buscar equilíbrio da intensidade aplicada ao aferir as cordas sobre cada dedo
  • Buscar tirar um ótimo timbre do instrumento
  • Dar maior projeção sonora ao aferir as cordas
  • Buscar maior precisão e equilíbrio do som trabalhando

Veja também:
Zuza Homem de Jazz, história do produtor musical e jornalista
Coluna CriativHarmos: Kit de sobrevivência do Violonista e Guitarrista
Como Escolher um Bocal?


Forma de lixar a unha:

Antes de tratarmos exclusivamente dos exercícios, iremos ver como sua unha deve ficar, o ângulo, a forma de ser lixada e etc.

Como segue a imagem acima, nossa unha deve ser lixada na diagonal, da esquerda para a direita, tomando cuidado para não deixa-la pontuda no final,.a unha não precisa ser grande, mas o comprimento ideal é que ela esteja a poucos milímetros da polpa do dedo (Parte 

frontal do dedo). Após o lixamento, é necessário que haja o polimento também, pode.ser usada a lixa seca canadense Norton 600, 800, 1000. O polimento é o único processo que faz com que a unha fique totalmente preparada para.se conseguir um som extremamente limpo.

O ângulo é necessário para que consigamos um bom resultado ao aferir as cordas, por exemplo:

              • Unha pontuda- O som sairá metálico demais, estalado, o que chamamos de “Som de Unha”
              • Sem unha- O som sairá abafado, sem projeção, sem vida e principalmente sem o timbre que tanto almejamos.

O ideal é que façamos a junção desses dois elementos para um bom arpejo e dedilhado, por isso.precisamos desse ângulo quando aferimos a corda, conseguimos pegar parte da carne do dedo e a unha no final do.ataque, assim é possível tirar o timbre tão desejado, ter projeção sonora e obter um som limpo.

Exercícios de Técnica para Arpejos e Dedilhados:

Bom, agora podemos tratar dos exercícios de técnica da mão direita, eu separei algumas variações, muitas delas vocês talvez já conheçam, porém o que.ocorre na maioria dos casos é que foram feitos de qualquer jeito, e principalmente sem a consciência da finalidade do exercício, lembrando.que tudo que estudamos precisa ser feito como um estudo consciente, isso é fundamental!

Legendas:

P– Polegar I– Indicador A– Anular

  • Um ataque com maior intensidade, destaca-se o dedo dos demais ao aferir a corda
  • A partir da 1º até a 4º série, o polegar é usado apenas como um acompanhamento, os exercícios são totalmente voltados para o I M A.
  • 5º e 6º Série não precisa destacar os dedos, mas, contudo, trabalhar a independência dos mesmos no arpejo e procurando deixar o som equilibrado entre eles.
  • Cada série, contem quatro exercícios, cada exercício deve ser feito quatro vezes, faremos uma série por dia e descansar o sétimo dia.

Acima segue alguns exercícios para arpejos e dedilhados, há outras variações, porém essas são variações básicas e que darão uma boa melhorada na sua técnica, agora é se preparar, organizar os estudos e aplicar essas dicas,.mas lembrando que esses são exercícios de técnica diária, é preciso que seja seguida com muito foco e disciplina, caso contrário não conseguirá aquele som.tão desejado e uma boa técnica, mas é importante ressaltar que não dá para tratar todos os detalhes possíveis por aqui, no mais o aluno.deve procurar um professor e receber as devidas orientações com maiores detalhes, espero ter ajudado vocês, um forte abraço e até a próxima galera, muito obrigado!

 

Geilson Santos

Músico, professor, violonista. Geilson Santos, é orientado por Dagma Eid,  pelo Conservatório de Tatuí. Iniciou seus estudos de Violão erudito com Diogo Peixoto (Unicamp), tempos depois ingressando no então renomado Conservatório de Tatuí. Durante esse período participou de oficinas, masterclass’s, e jam’s com músicos renomados do cenário nacional e internacional. Participou de oficina de improvisação com Luciano Nazário (Unicamp), Iniciação a Música Mariachi, com Mariachi Juvenil.Tecalitlan (México), Jam com Nelson Ayres e masterclass com Esdras Maddalon (Itália), Ângela Muner, Lucas Vieira (USP); Participou também do 9º Prémio de Incentivo a Música de Câmera do Conservatório de Tatuí, do 1º Festival de Música Amadeus pelo Instituto Cultural Amadeus em Tatuí, integrou o Coro.Cidade de Indaiatuba regido pela maestrina Áurea Ambiel e o Trio Llobet, trio orientado por Dagma Eid. Atualmente integra a Camerata Juvenil de Violões do Conservatório de Tatuí, e faz parte do corpo docente do Centro Musical Harmos em Indaiatuba!


Fique por dentro!
Le Triskell apresenta menu do Sabores da Terra 2019
J Toledo Arquitetura & Construções Integradas: união entre beleza, funcionalidade e personalização
Sucos funcionais: nutritivos e fazem bem à saúde


 

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat