BioExtratus
BioExtratus
Como o esgotamento emocional pode nos afetar de maneira negativa

Como o esgotamento emocional pode nos afetar de maneira negativa

Esgotamento emocional e as incertezas da vida

*Por Deise Azevedo

Você provavelmente já se sentiu com pouca energia e com um cansaço físico e psíquico, e pensou: “Estou no meu limite! Não aguento mais!” Pois bem, esses são sintomas do esgotamento emocional.

Em uma situação de esgotamento emocional, a pessoa se percebe incapaz para dar algo de si, tem falta de vontade e iniciativa para realizar atividades (abulia), se sente incapaz de experimentar prazer – “nada tem graça” (anedonia), sente falta de A vontade é o centro das nossas decisões.

Sem vontade a pessoa passa a adiar ações. No estado de esgotamento emocional, a pessoa passa muito tempo fazendo reflexões sobre suas incertezas, e isso ofusca a razão. Somado a isso, a falta de energia impede o movimento inicial que toda decisão necessita para ser executada. A pessoa não consegue dar o “primeiro passo”.

Dessa forma, a pessoa tem uma sensação de vazio interior e peso nas costas. Como se estivesse se arrastando pela vida – sem forças e sem poder fazer nada para mudar.

A Terapia Cognitiva estuda como a realidade é percebida pela nossa mente, a  maneira como fazemos a interpretação dos acontecimentos da vida e como agimos a partir dessa interpretação. Foca, portanto, na pessoa e no ambiente. Por isso, tem excelentes contribuições para a prevenção e a cura do esgotamento profissional.

Se você se identificou com essa descrição de sintomas, procure um psicoterapeuta que te ajudará a prosseguir de forma saudável.

 

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat