BioExtratus
BioExtratus
Esfiha: você conhece a história desse maravilhoso quitute?

Esfiha: você conhece a história desse maravilhoso quitute?

Conheça mais sobre as origens do conhecido prato árabe, popular no mundo todo, e que tem suas raízes ligadas a países como Síria e Líbano

Às vezes, tudo o que desejamos é uma refeição rápida, descomplicada e saborosa. Mas nem sempre os fast food mais tradicionais parecem ser a melhor opção — seja por questões de saúde, preço, ou qualquer outro motivo. Nesse momento, surgem opções como a cozinha árabe e suas mais tradicionais receitas. Todas elas, já bem adaptadas ao gosto brasileiro, são uma ótima opção para todo tipo de paladar e bolso. Uma das preferidas com certeza é a esfiha. Mas, você sabe de onde surgiu essa maravilha gastronômica? Venha saborear essa história conosco.

A origem da Esfiha

O pão chato e redondo, usado como base para as esfihas, começou a ser criado no Iraque. Lá, o cultivo de trigo era muito forte e a massa passou a ser preparada com certa frequência — sendo, inclusive, exportada para países vizinhos. Alguns dos países que receberam de presente essa receita foram a Síria e o Líbano. E foi neles onde a receita da tradicional esfiha tomou forma quando o pão chato passou a ser consumido com pedaços de cebola e carne de carneiro no topo.

A esfiha pelo Brasil e mundo

A receita da esfiha se difundiu pelo mundo conforme os povos árabes começaram a se disseminar pelo globo. Dessa forma, a maneira mais tradicional de se preparar o prato começou a ser alterada e adaptada a cada nova cultura que encontrava. Foi assim que diversos ingredientes passaram a ser acrescidos à receita. Outra mudança drástica que a globalização trouxe para as esfihas foi o formato, já que no ocidente a massa começou a ser fechada.

No Brasil, os imigrantes sírios e libaneses começaram a aportar no fim do século XIX. E com eles, veio a tradição de preparar algumas deliciosas esfihas. O modo de preparo da massa por aqui é muito semelhante à da pizza. Já os recheios, vão muito além daquele que deu origem ao preparo. Queijo, carne moída, frango, bacon, calabresa, vegetais e até recheios doces compõem o menu dos restaurantes árabes no Brasil.

Sal Árabe: temos esfiha, sim senhor!

Como não poderia deixar de ser, o Restaurante Sal Árabe, especializado em comida do Oriente Médio, oferece dezenas de opções de esfihas. São sabores que vão desde os mais tradicionais, como carne e queijo, até os mais inusitados. Tem até esfihas doces, como Nutella e brigadeiro de chocolate belga. É para saciar todo tipo de gosto.

Então, não passe vontade! Venha conhecer o restaurante e se encantar com esse sabor das arábias!

 

CRÉDITO IMAGENS: Sobre Favoritos

Sobre o Autor

Endereço: Rua Pedro Gonçalves, 883 - Centro - Indaiatuba/SP - CEP.: 13330-210 - Telefone/Delivery: (19) 9.8996-5095 ou (19) 3801-5024

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat