BioExtratus
BioExtratus
Equipe do Gaadin é campeã brasileira de basquete em cadeira de rodas
Crédito da foto para Divulgação/RIC-PMI

Equipe do Gaadin é campeã brasileira de basquete em cadeira de rodas

Gladiadoras fazem história ao quebrar invencibilidade de 16 anos do All Star Rodas

 

Texto por: Márcio Aguiar

 

No sábado (30), as meninas da equipe de Basquete em Cadeira de Rodas do Gaadin (Grupo de Apoio ao Amigo Deficiente de Indaiatuba), conquistaram o título do Campeonato Brasileiro. Titulo disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O elenco das gladiadoras do Gaadin venceu na final a equipe do All Star Rodas, do Pará, por 59 x 45. Além do título, a atleta do Gaadin, Lia Soares foi a cestinha da competição com 197 pontos. As atletas Ana Aurélia e Mariana Pérez, também do elenco de Indaiatuba, foram eleitas as melhores jogadoras da categoria 3.5 e categoria 1, respectivamente.

A equipe adversária nunca havia perdido uma partida e foi campeã do Brasileiro por dezesseis anos consecutivos. A equipe de Indaiatuba fez história e conquistou de forma invicta o título da competição. Ano passado, a equipe das gladiadoras havia chegado perto e perdeu a final para a mesma equipe. Por apenas sete pontos de diferença.

O staff indaiatubano conta com seis atletas que jogaram as Paralímpiadas Rio 2016. Quatro atletas pela Seleção Brasileira: Lia Soares, Geisa Vieira, Ana Aurélia Mendes e Rosália Ramos, e duas pela Seleção Argentina: Mariana Pérez e Fernanda Pallares.

De acordo com a coordenadora da equipe Graciele Silva, o time foi montado em 2016.  No primeiro ano de atividade, chegou até a final do Brasileiro realizado em Recife, enfrentando exatamente o All Star. No entanto, foi derrotada por 59 x 52, placar parecido ao deste ano.

Equipe do Gaadin é campeã brasileira de basquete em cadeira de rodas

 

Preparação para 2017

Em 2017, a equipe ganhou reforços e os treinos e preparação foram intensificados, com a equipe feminina disputando competições com equipes masculinas. “Elas também estão sendo destaques das partidas no Campeonato Paulista, onde jogam na categoria mista. “Como coordenadora, entendo que para a equipe se manter em alto nível em 2018, é importante que a população venha conhecer os atletas, a nossa filosofia de trabalho e precisamos do apoio da comunidade”, afirmou.

Competição

Durante a competição, o Gaadin obteve cinco vitórias, contando com a final, e terminou invicto. Na estreia, dia 26, a Gladiadoras do Gaadin venceram a equipe Gladiadoras Vida Ativa, do Paraná, por 97 a 10. No segundo jogo, dia 27, venceu as Gladiadoras de Pinhais, do Paraná, por 129 a 12. No dia 28, o Gaadin venceu por 60 a 48 o Irefes. Na semifinal, a equipe venceu a CPSP por 67 a 34. A medalha de bronze do torneio ficou com o Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP), que venceu o plantel do Deficientes Físicos do Espírito Santo (Irefes) por 41 a 29.

Equipe do Gaadin é campeã brasileira de basquete em cadeira de rodas

Equipe do Gaadin é campeã brasileira de basquete em cadeira de rodas

 

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat