BioExtratus
BioExtratus
Divã para mães – Do berço para a cama

Divã para mães – Do berço para a cama

Cabeçalho Coluna Divã das Mães por Larissa Fonseca para Revista DÁvila

Os Indícios

Seu filho já está crescendo e está na hora dele deixar de dormir no berço e passar suas noites de sono na cama, mas e agora?

A mudança do berço para a cama costuma acontecer por volta dos 18 a 36 meses. São as crianças quem começam a dar os indícios de que está na hora de deixar o berço de lado.

Depois que elas adquirem a marcha, passam a ficar mais ativas e.muitas vezes, as grades do berço já não mais representam contenção e segurança e sim um desafio a ser “escalado” pelos pequenos. A criança passa a tentar sair do berço pulando as grades e, com a evolução de suas habilidades, é possível que com o tempo ela consiga encontrar um modo de sair do berço pulando as grades. E é ai que o perigo aparece.

Quando trocar?

Além disso, o sono da criança, depois de certa idade, passa a ser mais agitado e as grades do berço passam a ser limites nos quais a criança bate a cabeça e corpo por diversas vezes à noite fazendo com que caia a qualidade do sono.

É nessa hora que o berço deve dar lugar a uma;aconchegante cama infantil.

Divã para mães - Do berço para a cama

 

As crianças, em geral, costumam lidar com essa transição de modo bastante.tranquilo e até com muito entusiasmo, mas depende da maneira que essa mudança lhe for apresentada.

 


Veja mais:

Divã para Mães: Cuidado com o excesso de proteção!
Dicas para lidar com birras de criança
Divã para mães: A relação entre sono e rendimento escolar


Deixar de dormir no berço representa uma grande conquista de liberdade e evolução para os pequenos.

Essa fase também costuma coincidir com a época em que seus colegas de escola estão passando pelo mesmo processo e com isso, o orgulho de acompanhar suas aumenta mais ainda.

Outro atrativo para o período, é que a criança passa a dormir em camas assim como os pais ou irmãos mais velhos, o que a faz sentir-se ainda mais orgulhosa de sua conquista.

Resistência 

No entanto, em alguns casos, como a mudança de casa, perda de um familiar próximo,.nascimento de um irmão, entre outros, a criança pode apresentar alguma resistência durante esse processo.

Seguem algumas dicas a serem seguidas para contribuir para que essa transição do berço.para a cama seja recebida pela criança com muito orgulho e como;uma importante conquista em seu processo de evolução.

A primeira coisa a fazer é conversar com seu filho e informá-lo da mudança usando palavras de incentivo e mostrando que isso é algo muito positivo e representa uma bela conquista dele.

Não pare por ai!

Em seguida, comece a conversar com ele sobre o processo, sempre fazendo-o se envolver com as escolhas e acompanhar os pais nas decisões. Mostre sua cama para ele, leve- o para escolher a cama dele junto com você, sempre elogiando e com entusiasmo para que ele sinta essa transição positivamente. Mas se a cama vier de um parente ou amigo e a criança não puder escolhê-la não faz mal! Ainda tem a escolha dos jogos de lençóis, mantas e cobertores, travesseiro, enfim…

Divã para mães - Do berço para a cama

Ah! E lembre-se de avisar seu filho sobre o paradeiro do berço.masJamais retire o berço sem avisá-lo. Diga que será guardado para quando chegar um irmão, que será doado a pessoas menos afortunadas, que será emprestado a algum parente ou amigo, enfim.Larissa Fonseca Coluna Divã para Mães - foto perfil


Larissa Fonseca é Pedagoga graduada pela USP, Pós Graduada em Educação Infantil e Psicopedagogia, Psicomotricista, especialista.no Universo do Brincar pelo centro de estudos filosóficos Palas Athena, em Psicanálise e Educação pelo Instituto de Psicologia da USP e em Comportamento e Desenvolvimento Infantil, Escritora.

www.larissafonseca.com.br
[email protected]
Canal no youtube Larissa Fonseca Pedagoga
Book @livroduvidasdemae e @sosmaes
Instagram @duvidas_de_mae

 


Outros assuntos:
Linha aérea lança check-in com lata de refrigerante
Maior parque de infláveis do Brasil estará em Campinas
Corporação Musical Villa-Lobos recebe inscrições para Workshop Gratuito


 

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat